6 maneiras de controlar os dados móveis e evitar surpresas na fatura

Hoje em dia estamos sempre ligados, e os tarifários de telemóvel têm por vezes limites bastante modestos de dados. É importante saber como manter os dados móveis sob controlo, de forma a não ter surpresas na fatura.

1. Conhecer o seu tarifário

O primeiro passo é conhecer bem o seu tarifário: os dados incluídos, se contém dados em roaming, e os preços dos dados fora tarifário. Há ainda tarifários que incluem o acesso a certas aplicações sem gastar dados, pelo que devemos analisar o que convém ao uso.

2. Procurar ligação wi-fi

Apesar das considerações de segurança que devemos ter em conta, é de aproveitar o a oferta de wi-fi presente na grande maioria dos espaços públicos, desde cafés, shoppings, restaurantes e até transportes públicos.  

3. Atualizações só com Wi-Fi

Configurar o telemóvel de forma a que as atualizações de software e das aplicações ocorram apenas quando ligado por wi-fi. São situações que se podem adiar, não há motivo para gastar os dados móveis com as mesmas.

4. Back-Ups em Wi-Fi

Da mesma forma, pode configurar-se nas definições que o back-up das fotografias para a nuvem seja feito apenas com Wi-Fi, especialmente porque as fotografias são habitualmente ficheiros que consomem muitos dados.

5. Limitar o uso das aplicações que mais consomem

Aplicações como o Youtube ou o Spotify consomem muitos dados, sendo por isso de evitar o seu uso com os dados móveis.

6. Limitar o consumo no seu telemóvel

Para não perder de vista os consumos, é possível criar um aviso de utilização de dados nas definições do seu telemóvel, bem como um limite a partir do qual os mesmos são desligados. É  ainda possível nas definições saber o tráfego utilizado em cada aplicação, o que permite perceber as aplicações cuja utilização devemos controlar quando a utilizar os dados móveis.