Como Contornar as Comissões Bancárias

Algumas comissões bancárias são incontornáveis. Mas é possível poupar nas comissões bancárias, mesmo que seja impossível não pagar por elas.

Comparar bancos

Cada banco tem o seu preçário. Este está disponível para consulta na página online do banco ou nas instalações do banco. Compare os preçários entre si e escolha os bancos com comissões mais baixas para cada tipo de investimento que tem em mente.

Veja como encontrar o banco com as comissões mais baixas.

Operações online

Prefira fazer as suas operações bancárias pela internet ou numa caixa Multibanco, para não ter de pagar tantas comissões como teria de pagar ao balcão. Pode poupar nas comissões bancárias ao fintar os preços dos serviços ao balcão.

Conheça os bancos que cobram e os que não cobram por transferência online.

Contas especiais

Algumas contas, como a conta ordenado, isentam as comissões de manutenção, o que representa uma boa poupança ao final do ano. Mesmo que tenha uma conta à ordem normal, deve perguntar ao seu banco o que pode fazer para não ter de pagar comissões (algumas bancos isentam a comissão se for feito um determinado valor de compras com o cartão de débito, por exemplo).

As pessoas com baixos rendimentos e uma única conta à ordem podem pedir uma conta de serviços mínimos onde se realizam operações financeiras a um baixo custo. A comissão máxima a pagar anualmente é de 4,85 euros.

Conheça as contas base.