Como Construir um Negócio Antes de se Despedir

A ideia de criar o seu próprio negócio está na sua cabeça há muito tempo e o seu emprego começa a ser desesperante? Está na hora de construir o seu negócio e agendar a sua demissão.

Acumular fundos

Pode demorar anos até se construir um negócio que garanta lucros suficientes para as despesas e para o sustento do seu criador. Guarde uma boa quantia de dinheiro antes de se despedir e de se lançar ao ataque corporativo.

Algumas ideias de negócio requerem pouco investimento, mas precisa sempre de ter algum dinheiro de lado para os dias de secura, em que não vão entrar quaisquer rendimentos na carteira. Não se esqueça que existem custos para abrir uma empresa e que pode recorrer a medidas de apoio à criação do próprio emprego e empresa.

Paixão pelo negócio

Tenha a certeza de que gosta mais do que vai fazer do que aquilo que está a fazer. Não faltam ideias de negócio, mas tem de encontrar uma que mexa consigo. Pense bem antes de se despedir. Caso o novo negócio ou emprego mexa tão pouco consigo como o velho, então pode estar destinado a falhar.

Se tem a certeza que o despedimento é a opção correta, veja os passos a dar antes de se despedir.

Contactos

Enquanto trabalha pode ir criando e acumulando contactos úteis para o seu futuro negócio. Seja sempre o mais cordial, profissional e competente possível com todos os seus contactos. Estique a sua lista de contactos ao máximo. Existem oportunidades de negócio em todos os cantos.

Diferenciação

O seu produto ou serviço terá de primar pela diferença e inovação. Estude bem a concorrência e descubra como a superar. Aproveite os tempos livres para planear o seu negócio da melhor forma possível e investigar o mercado onde vai operar. Não há volta a dar: terá de ser um perito no mercado em que vai atuar.

Pessoal

Reúna o melhor grupo de pessoas para trabalhar consigo. Não é nenhum segredo que precisa de trabalhar com pessoas da sua confiança, bastante competentes na sua área respetiva e com tanto desejo de sucesso como o seu.

Leia ainda 7 coisas a saber antes de abrir um negócio.