Como conseguir uma manutenção automóvel mais barata em 3 passos

Fazer a manutenção automóvel permite evitar problemas mecânicos e ter despesas maiores.

1. Recorrer a mecânico de confiança

Pode poupar na manutenção se trocar as visitas à marca por idas a uma garagem ou a um mecânico local de confiança. O preço será substancialmente mais baixo, mas o tratamento que o veículo vai receber não será obrigatoriamente inferior.

2. Realizar tarefas por si

Algumas tarefas podem ser feitas pela própria pessoa, o que permite poupar dinheiro várias vezes ao ano. Quanto ao seu automóvel pode trocar facilmente uma luz fundida ou uma escova gasta, depois de as comprar no hipermercado.

A um nível um pouco mais complexo pode mudar o óleo e os respetivos filtros sozinho, por exemplo, desde que entregue depois o óleo velho para reciclagem (e desde que saiba o que está a fazer, claro).

Quanto às lavagens também poupa se fizer as mesmas em casa ao fim de semana.

3. Verificar veículo mensalmente

Verifique com frequência a pressão dos pneus e o estado do filtro do ar para poupar mais um bocado. Também repare no nível do óleo do motor e da água para refrigeração.

Não há grandes milagres que se possam fazer para poupar dinheiro com o automóvel, ficando o carro caro ao longo do ano. Porém, os pequenos cuidados que deve ter com a manutenção automóvel acabam por lhe compensar.  

Para poupar com as despesas do automóvel pode economizar no combustível, no seguro, no estacionamento e na manutenção.