Conseguir um trabalho pelo Facebook. Parece-lhe bem? Ou algo de inconcebível? Por mais estranho que lhe possa parecer, existem realmente formas de se conseguir um emprego pelo Facebook. O LinkedIn é a rede profissional por excelência, mas os recrutadores também olham frequentemente para o perfil do Facebook.

Criar uma imagem profissional

Lembre-se de verificar o estado de privacidade do seu Facebook. Se este estiver ativo para todos os internautas, tenha o cuidado de publicar apenas conteúdo que lhe confira uma boa imagem profissional. Pode também completar as informações do perfil com as empresas em que trabalhou e as escolas onde estudou.

Participar em grupos

Os grupos no Facebook são úteis para ficar a par de vagas e oportunidades de emprego. Adira a grupos de emprego no Facebook relacionados com a sua área de interesse. Procure por cargos e pela localização, ou simplesmente digite “emprego” e “Lisboa”, por exemplo, para encontrar grupos do seu interesse.

Usar as aplicações

O Facebook não tem só aplicações de jogos. Existem também aplicações de emprego como a Social Jobs e a Silp que avisam o seu utilizador de oportunidades de emprego.

Aumentar os contactos

Estenda a sua rede de amigos no Facebook a antigos colegas de trabalho e estudo. Aumente o seu círculo de conhecimentos no Facebook, como se da vida real se tratasse. Pode também procurar pessoas digitando: “people that work at [nome da empresa]”.

Seguir as empresas

Coloque um “gosto” nas páginas das empresas onde gostaria de trabalhar para acompanhar os seus passos e as suas vagas.

Criar o próprio negócio

Uma forma de conseguir um trabalho com o Facebook é começar o próprio negócio. Saiba como criar um negócio a partir do Facebook, aproveitando a rede de contactos desta rede social, e espreite 6 truques que podem transformar uma simples página do Facebook numa fonte de rendimento.

Veja ainda como utilizar as redes sociais para encontrar emprego.