Como Conseguir Mais Clientes Como Freelancer

Quer saber como conseguir mais clientes como freelancer? Siga os nossos conselhos e impulsione a sua atividade e o seu rendimento.

Trabalhar por conta própria tem muitas vantagens, mas para aumentar o seu rendimento terá que aumentar o leque de clientes. Veja como o fazer.

Criar um portefólio

Uma das formas de conseguir mais clientes como freelancer é mostrar o que vale. Não basta descrever o seu trabalho como o melhor ou fazer publicidade. Crie um portefólio com os seus melhores trabalhos que seja um espelho fiel do que é capaz de fazer. Para potenciais clientes, isso vale mais do que o seu currículo.

Pedir recomendações

A par do portefólio, peça aos atuais clientes que opinem sobre o seu trabalho, que façam recomendações e deem boas referências do seu trabalho. Testemunhos de clientes satisfeitos são uma das chaves para conseguir mais clientes como freelancer.

Contactar potenciais clientes

Tendo o portefólio e as recomendações, pesquise contactos de potenciais clientes e eventos na sua área de atividade onde poderá marcar presença para se dar a conhecer ou mostrar o seu trabalho.

Criar um blogue

O melhor sítio para mostrar o seu trabalho e reunir as recomendações dos seus atuais clientes será num blogue criado para se dar a conhecer e divulgar o seu trabalho. Mas só será receita para conseguir mais clientes se a essas publicações acrescentar valor ao que faz, escrevendo artigos sobre a área profissional. Ou seja, criando alguma discussão em torno do seu trabalho.

Praticar o preço adequado

Como conseguir mais clientes como freelancer também depende do preço que cobrar pelo seu trabalho. O importante é pesquisar sobre o mercado e sobre os seus concorrentes para não fugir muito ao valor médio do mesmo tipo de serviço. Na definição do seu preço, tenha em atenção que não deve cobrar nem demasiado baixo nem demasiado alto.

A tudo isto some a presença online, já que a internet é um dos meios mais utilizados para procurar profissionais. Por exemplo, registe-se num destes 6 sites que todo o freelancer deve conhecer.