Por: João Paulo Moura

Como Conhecer a Cultura de uma Empresa

Conhecer a cultura organizacional de uma empresa é importante para se destacar da concorrência num processo de recrutamento. É essencial pesquisar sobre uma empresa antes da entrevista de emprego mas para conhecer a cultura de uma empresa não basta navegar no seu website, que pode ser na verdade um florido de marketing.

Falar com colaboradores

Se conhecer colaboradores dentro da empresa, estes são a sua melhor fonte para saber como a empresa funciona, como ela recompensa os seus trabalhadores, qual o seu ritmo de trabalho, o seu nível de rotatividade, de ética, e o que ela preza no trabalho.

Falar com clientes e fornecedores

Quem faz negócios com a empresa também lhe pode dar pistas sobre a atuação desta entidade.

Ler a revista

Pode encontrar mais sobre a cultura de uma empresa na sua revista institucional (quando existente). Nela consegue descortinar melhor os valores da empresa, assim como as suas parcerias, os seus resultados, projetos e todo o tipo de informações úteis.

Organograma

Enquanto espera pela sua vez na entrevista de emprego, além de ler a revista na sala de espera pode verificar se existem organogramas nas paredes, nomes de colaboradores e outras informações sobre as suas pessoas. Isto permite descobrir se é uma empresa com uma hierarquia vincada, centralizada.

Recursos humanos

O departamento de recursos humanos é o local por excelência onde pode pedir informações sobre a cultura organizacional da empresa.

Redes sociais

Se prestar atenção também à empresa nas redes sociais consegue saber se o ambiente de trabalho é animado, se a empresa realiza eventos para juntar os colaboradores, se tem um papel social ativo, entre outros.

Conhecer a cultura de uma empresa ajuda-o a responder à pergunta porque quer trabalhar na nossa empresa.