Como começar um negócio com pouco dinheiro

Começar um negócio com pouco dinheiro é mais sobre ter uma ideia digna do mercado e sobre colocar todo o esforço nessa ideia do que propriamente bater à porta de investidores a pedir por dinheiro. Muitas empresas que começaram cheias de fundos não resistiram aos primeiros anos de funcionamento. A solidez de uma empresa baseia-se na sua estrutura e no seu plano.

1. Montar um plano de negócio rigoroso

Ainda vai começar um negócio do zero? Comece então por fazer um plano de negócios estratégico que seja minucioso, tendo em consideração algumas características essenciais. Este será o guia a seguir por todos na empresa.

2. Centrar-se no produto a oferecer e no cliente

Coloque especial atenção no produto que vai oferecer e a quem o vai oferecer, o seu cliente. Tentar agradar a todos costuma resultar mal. Conheça o seu nicho e descubra formas de o conquistar.

Em vez de publicitar a empresa, dirija as suas campanhas de marketing diretamente para o cliente: para aquilo que o produto ou serviço lhe oferece de novo. O cliente precisa de perceber rapidamente como a sua vida pode ser melhorada pelo produto, absorvendo o nome da empresa automaticamente.

3. Gastar dinheiro no que é realmente necessário

Quando uma empresa está a dar os primeiros passos é preciso selecionar bem onde gastar os escassos fundos. Uma prioridade é a qualidade do produto. Ao cliente não interessa se empresa tem uma sala de reuniões. O que um cliente quer é obter um produto de qualidade, a um custo justo, entregue a tempo e horas.

4. Dominar os principais aspetos do negócio rapidamente

No início da empresa é fulcral tentar perceber os diferentes aspetos do negócio, evitando recorrer a externos para fazer o trabalho. Quanto mais cedo se dominar os principais aspetos do trabalho, mais cedo se consegue obter controlo, independência e poupança.

Entre nas trincheiras e trabalhe lado a lado com toda a gente. Controlará melhor o que é feito, aprenderá e poupará muito dinheiro.

5. Conhecer os fundos de apoio às novas empresas

Mantenha-se atento às ajudas aplicáveis às novas empresas. Surgem constantemente novos apoios que podem ser muito úteis a um novo negócio.

Se a falta de fundos é um problema sério na concretização da sua empresa, conheça as diferentes formas de conseguir dinheiro para realizar o seu sonho de negócio.