Como Começar a Planear a Reforma aos 30

Pode preparar-se para a reforma já aos 30 anos. Esta é a década que os peritos financeiros aconselham para começar a preparar a reforma e, naturalmente, quanto mais cedo começar a poupar para a reforma, melhor.

Simular reforma

Pode simular a reforma para saber com quanto dinheiro vai contar nos seus anos dourados. Fazer simulações de reforma permite-lhe descobrir o montante certo para investir mensalmente na sua reforma.

Ajustar orçamento

Analise agora o orçamento, com o conhecimento do valor que deve poupar para a reforma. Pode ter de cortar em certas despesas para conseguir aumentar o seu orçamento.

Ganhar mais

Além de poupar mais, pode ganhar mais. Isso implica trabalhar mais, nos tempos livres, ou mudar de emprego, para um que pague mais ou lhe poupe mais dinheiro ao fim do mês. Esteja atento às contribuições do empregador para a Segurança Social. Se for trabalhador independente tente compatibilizar esse trabalho com um trabalho por conta de outrem para melhorar a carga das contribuições.  

Investir

Invista em produtos paralelos às contribuições da Segurança Social. Espreite os planos poupança reforma e os certificados de reforma disponíveis.

Automatizar pagamentos

Fale com o banco para direcionar automaticamente uma percentagem do ordenado para o seu plano de reforma. Assim não tem de se preocupar mais com a reforma (apenas com a gestão do dinheiro que lhe resta).

Além de preparar a reforma, conheça outros passos que deve dar na casa dos 30.