Como combater o absentismo na sua empresa?

Se está a gerir uma equipa, então também pode estar nas suas mãos combater o problema do absentismo no local de trabalho. Estas são algumas sugestões que vão ajudá-lo a combater o absentismo, especialmente quando a causa reside dentro da sua empresa.

1. Seja claro na comunicação do horário de trabalho 

É importante que o seu colaborador tenha uma noção clara do seu horário de trabalho. É comum que, hoje, alguns trabalhadores optem por trabalhar a partir de casa. Especialmente quando é um novo colaborador, é importante deixar bem claro perante a pessoa, quando pode ou não ausentar-se do local de trabalho.

2. Explique o processo de comunicação de ausências

Explique ao colaborador como ele deve proceder sempre que necessite ausentar-se dentro do horário de trabalho: defina quem devem informar sempre que necessitem ausentar-se, assim como o tempo necessário para dar de aviso prévio.

3. Tente compreender a razão das faltas

Sendo grande parte das causas do absentismo fatores como o stress ou a ansiedade é importante perceber se o motivo das faltas está relacionado com algo que possa estar a ocorrer dentro da sua empresa (bullying, assédio moral, elevada carga de trabalho, etc..).

4. Seja flexível

Se o seu colaborador tem uma razão para faltar sistematicamente, pode tentar ajustar o horário para que ele possa fazer o trabalho mais cedo, mais tarde ou a partir de casa. Por exemplo, se por motivo de doença (por causa de consultas ou fisioterapia), o seu colaborador precisa de se ausentar todos os dias durante uma hora, tente ajustar os horários em função disso.

5. Premeie a assiduidade

Pode premiar a assiduidade dos seus colaboradores com prémios simbólicos como cartões presente, dar algumas horas de folga ou mesmo dias extra de férias.