Como colocar a experiência profissional no currículo

Existem diferentes formas de colocar a experiência profissional no curriculum vitae. O ideal será quantificar a experiência profissional ou construir o currículo de forma a salientar a pouca experiência profissional. Estas são algumas estratégias de como mostrar a experiência profissional no currículo.

1. Mostrar trabalho feito

Se a simples descrição das responsabilidades não parece relevante, pode-se optar por detalhar o trabalho feito para aumentar o seu impacto. Em vez de dizer “revisão de conteúdo online” pode colocar por exemplo “revisão de 100 páginas online e de dados de 200 tabelas no site da empresa”.

Também é possível anexar o trabalho realizado em portefólio ou em link num currículo em pdf.

2. Mostrar os resultados

Mais impressionante é quantificar o lucro. Quem trabalha em vendas ou noutra área de fácil quantificação de resultados pode demonstrar os frutos do seu trabalho. Pode referir que “estratégia de venda implementada para o segundo trimestre de 2015 gerou à empresa uma rentabilidade de 2.000 euros”.

Pode escolher um modelo de currículo específico para destacar os resultados.

3. Mostrar a frequência

Mesmo que a experiência seja só numa tarefa, essa tarefa pode ser importante se repetida com frequência, conferindo muita experiência ao trabalhador. Em vez de "atendimento ao cliente" refira que atendeu “100 clientes por dia durante 3 meses”.

4. Mostrar o mais importante

Consoante a vaga de emprego, o candidato deve selecionar o mais importante da experiência profissional para colocar no início. A atenção do recrutador é breve, razão pela qual a norma é deixar o mais relevante para o cargo no topo.

Veja como fazer um currículo com pouca experiência.