Não precisa de se esforçar para causar uma boa impressão no primeiro dia de trabalho. Basta seguir estas simples dicas para ter um agradável primeiro dia de trabalho.

1. Ser o primeiro a chegar

Ser pontual é uma das coisas a fazer no primeiro dia de trabalho. É verdade que deve chegar sempre a tempo e horas, mas no primeiro dia deve ter este cuidado em especial. Tente ser o primeiro a chegar ao trabalho.

2. Demonstrar confiança

Não se esconda no seu novo espaço de trabalho. Sorria, olhe as pessoas nos olhos e apresente-se. Tente lembrar-se dos nomes das pessoas por associações.

3. Socializar com as pessoas

Socialize apenas quando fizer sentido. Evite “conversas de café” e certas conversas proibidas no trabalho. Aceite convites para café durante a pausa ou para almoçar. Ser-lhe-á útil para recolher informações sobre o trabalho e a empresa.

4. Respeitar tudo e todos

Respeite e trate todas as pessoas por igual. Não invada o espaço de trabalho das outras pessoas nem as perturbe, fazendo barulhos distrativos. Esteja atento às regras para o uso do telemóvel no trabalho.

5. Perguntar quando em dúvida

É normal que tenha muitas dúvidas no primeiro dia de emprego. Não tenha vergonha em fazer perguntas pertinentes no início do seu trabalho num novo local.

6. Trabalhar com vontade

Preste atenção à sua linguagem corporal. Sente-se corretamente na cadeira e trabalhe com determinação.

Foi contratado por acreditarem no seu potencial. Simplesmente relaxe, para evitar o desnecessário nervosismo do primeiro dia de trabalho. O dia vai acabar mais cedo e vai correr melhor do que estava à espera.