Como cancelar débito direto no multibanco

Se mudou de ideias e quer cancelar uma ordem de pagamento por débito direto, pode fazê-lo num qualquer terminal Multibanco. A operação é simples e rápida. Basta seguir estes passos.

Consultar, alterar e cancelar são as opções possíveis de se realizar no Multibanco no que aos débitos diretos diz respeito. Veja como fazer o cancelamento de uma ordem.

Passos para cancelar o débito direto no MB

Coloque o seu cartão no terminal e insira o respetivo PIN. Logo no ecrã inicial, do seu lado direito, vai encontrar a opção “Débitos Diretos”. Assim que a selecionar, vão aparecer-lhe num outro ecrã as autorizações de débito direto que tenha autorizado e estejam em curso. Normalmente, identificadas pelo número da autorização e respetiva entidade credora.

De seguida, selecione a autorização de débito direto que pretende cancelar e escolha a opção “Cancelamento de Autorização”. Basta confirmar a operação e o Multibanco emite o talão comprovativo. Nesse talão poderá encontrar a identificação da autorização de débito direto, os limites a ela associados e ainda a data a partir do qual é cancelada a ordem.

Operação irreversível

Assim que confirmar a operação, não pode voltar atrás. Esta é uma das desvantagens do débito direto. O cancelamento de uma autorização de débito direto é irreversível, devendo apenas ser realizado quando comunicada a intenção ao credor. E motivada, por exemplo, por inativação da respetiva conta bancária.

Se o que pretende fazer é apenas cancelar o pagamento por um determinado período de tempo, então deverá optar pela inativação em vez do cancelamento do débito direto. Assim, a qualquer momento pode voltar a ativar essa mesma autorização.

Importa ainda lembrar-lhe que, ao cancelar um débito direto no multibanco, apenas está a impedir que o banco faça pagamentos futuros para essa entidade credora. Mas o contrato que estabeleceu com esta relativamente à forma de pagamento do serviço em causa continua ativo até que as partes acordem a sua resolução.

Se verificar que lhe foi erradamente imputado algum pagamento por débito direto, pode exigir o reembolso. Basta seguir estas indicações de como cancelar débito direto não autorizado.

Por norma, o débito direto é uma opção de pagamento útil, com várias vantagens, sobretudo para quem se esquece facilmente dos prazos limite. assume-se, por isso, como uma das formas simples de não se atrasar nos pagamentos.