Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

Como calcular o preço de um produto

Para definir o preço de venda de um produto ou serviço que permita a obtenção de uma margem de lucro, é necessário fazer um cálculo tendo em conta diferentes variantes.

Uma forma simples de estipular um preço é a seguinte.

Fórmula de cálculo de preço de venda

Custo de fabrico ou de aquisição + custo de armazenamento, distribuição ou transporte + despesas indiretas + margem de lucro = Preço a cobrar pelo produto

Simplificando ainda mais, o preço é igual à soma dos custos, das despesas e da margem.

Os custos correspondem à soma das despesas de produção ou de compra de um produto, do armazenamento, do transporte e da distribuição do produto.

As despesas indiretas equivalem ao que a empresa gasta para vender um produto ou serviço. São os gastos indiretos da atividade, como seguros, impostos, renda, eletricidade, publicidade, comunicações, entre outros.

A margem de lucro é uma percentagem esperada de retorno do investimento.

Exemplo de cálculo de preço

Uma hamburgueria com custos de ingredientes e de mão de obra por prato de 5€ mais o custo das despesas indiretas como renda e impostos de 5€ e uma margem de lucro desejada de 20% das despesas (5€ x 20% = 1€) resulta num preço de venda de 11€ (5€ + 6€).

Como calcular o preço de um serviço

Já o preço de um serviço pode ser calculado pela seguinte fórmula:

Valor da hora x número de horas + gastos + margem de lucro