Como calcular o seu valor de mercado

Está na mesma empresa há já algum tempo, assume cada vez mais tarefas mas não sabe realmente qual é o seu valor para a empresa e no mercado de trabalho? Experimente os seguintes três passos para chegar a um montante.

Olhar para o vizinho

Provavelmente cresceu sendo educado para não olhar para a galinha da vizinha. Não olhar para o que os outros têm não se aplica contudo no mercado de trabalho. Sonde os valores e as regalias que os seus colegas de profissão recebem para ter uma noção do que pedir para si.

Preste atenção aos valores que se oferecem noutras empresas do ramo, semelhantes à sua, e tente inteirar-se dos pagamentos praticados na sua própria empresa em cargos análogos ao seu.

Observar resultados

Se o seu trabalho traz resultados facilmente quantificáveis, calcule o proveito que o seu esforço traz para a empresa, comparando-o com o que recebe ao fim do mês. Antes de pedir um aumento aos seus superiores deve ter todos os dados bem estudados.

Simular

Algumas empresas de consultoria podem dar uma ajuda na hora calcular e de descobrir um valor de mercado de trabalho. O grupo Egor, por exemplo, disponibiliza um simulador de remunerações, onde deve colocar as informações sobre o seu trabalho para obter um valor estimado.

Já a página da MichaelPage quantifica as tendências de remuneração em determinadas áreas, fornecendo uma base de referência.