Como Avaliar um Imóvel Comercial

Deve ter alguns fatores em conta, chegada a hora de avaliar um imóvel comercial.

Área

O valor do metro quadrado para imóveis comerciais supera o valor dos imóveis residenciais. Obviamente, quanto maior o imóvel, maior será o seu valor.

Localização

Selecione a afetação comércio e a localização do imóvel em questão no simulador das Finanças, para ter uma ideia de coeficientes de localização do imóvel.

A zona geográfica, a facilidade de acesso por carro e transportes públicos, assim como as possibilidades de estacionamento são importantes para a valorização de um imóvel.

Tente descobrir junto da câmara municipal ou doutras instituições se existirá algum investimento de relevo junto do imóvel, pois isso ajudará ou prejudicará o negócio realizado no imóvel.

Procura

Preste atenção também ao fluxo de potenciais clientes e à frequentação habitual do local. Zonas mais procuradas terão um valor mais alto associado. Um imóvel comercial pode ser avaliado através do rendimento que ele produz.

Características

A inexistência de instalações sanitárias, de rede de água, gás, esgotos, ou a ausência de elevador são alguns dos indicadores de desvalorização de um imóvel.

Estado

Além da construção, o estado geral de conservação é também importante para a valorização ou desvalorização de um imóvel comercial. O nível de segurança do prédio pode também pesar na equação.