Por: João Paulo Moura

Como aumentar uma rede de contactos

Veja como aumentar a sua rede de contactos. Depois de criar uma rede de contactos não deve descansar, mas sim tentar alargar a mesma. Estas são 6 dicas para melhorar o seu networking.

1. Anotar os contactos

Faça uma lista dos seus principais contactos e aponte ao lado como chegou até eles. Isto ajudará a perceber qual o seu método de aproximação às pessoas e a que outros contactos conseguirá chegar a partir dos que já tem.

2. Marcar presença

Pode ampliar a sua rede de contactos fazendo viagens de negócios, aparecendo em reuniões, colóquios, almoços da empresa, encontros de empresas e de empreendedores, ou em espaços de trabalho partilhados, por exemplo. Não deve aparecer com pessoas conhecidas, mas sim apresentar-se e falar com novas pessoas.

3. Entregar cartões

Faça um cartão de visita online com o seu nome e negócio ou especialidade e entregue-o aos novos contactos que faz.

4. Usar as redes sociais

Não renuncie ao poder das redes sociais. O LinkedIn pode ser um ponto de partida para contactos offline. Confira como melhorar o perfil do LinkedIn e como respeitar regras de etiqueta no LinkedIn.

5. Organizar eventos

Se passar da mentalidade de convidado para a mentalidade de anfitrião acaba por ganhar mais conhecimentos. Organize algum tipo de evento para interagir com novas pessoas.  

6. Dar referências

Dê referências para os seus contactos, apresentando-os a outros. Será uma referência no seu meio, e receberá novos contactos e oportunidades.

7. Ser uma referência

Faça um trabalho excecional. Este esforço será recompensado. Em vez de procurar contactos, estes acabarão por procurá-lo a si.

Confira ainda 8 pessoas que deve ter na sua rede de contactos.