fez o orçamento familiar e mesmo assim continua a ter despesas avultadas ao fim do mês? Está na hora de aumentar o orçamento familiar. Veja como.

Verificar contas

Pode-se dar o caso da família estar a pagar por algo que não utilizou. Verifique todos os meses os extratos bancários e confira todas as contas pagas.

Verificar serviços

Pode dar-se também o caso contrário: estar a pagar por algo que utilizou e que não devia, por não estar incluído no contrato. Conheça bem os limites dos serviços contratados, como a internet.

Reavaliar assinaturas

Com toda a concorrência existente, convém sempre prestar atenção aos serviços mais baratos que são disponibilizados no mercado. De assinaturas de televisão a assinaturas telefónicas, existem sempre assinaturas onde pode cortar a despesa mensal.

Pesquisar preços

A dica básica de procurar constantemente os melhores preços é bastante eficaz na hora de aumentar o orçamento familiar disponível. Não subestime as pequenas poupanças.

Tudo em família

Se colocar o agregado familiar dentro do mesmo serviço, como um seguro automóvel ou um seguro de saúde para o agregado, estará a poupar dinheiro automaticamente. Outra forma fácil de poupar dinheiro é se os membros da família partilharem deslocações no mesmo automóvel.

Alimentação

Plante alguns alimentos e gerencie melhor as refeições, de forma a sobrar mais dinheiro ao fim do mês para a família.

Eletricidade

Controle o consumo energético em casa, desde o ar condicionado ao aquecimento, desde os aparelhos deixados ligados durante a noite à iluminação utilizada.

Conta

Coloque a percentagem de dinheiro do orçamento familiar que estipulou todos os meses para poupança numa conta bancária. Estes são os melhores depósitos a prazo que encontra no mercado.

Vender

Venda o que tem por casa que já não tem utilidade para ninguém e ganhe um pequeno reforço no orçamento da família.

Trabalhar mais

A medida mais relevante a tomar na altura de aumentar o orçamento familiar passa por arranjar um trabalho extra ou por aumentar o volume de horas de trabalho. Contudo este é o passo mais difícil de se conseguir dar.