Como aumentar o fluxo de caixa de uma empresa depende da sua capacidade de reduzir as despesas e aumentar o saldo disponível. Descubra algumas formas de o conseguir e, assim, aumentar o lucro.

Todos os dias, em praticamente todas as empresas e de todos os sectores, se fazem contas ao saldo disponível. É preciso analisar bem o dinheiro a entrar e o que está para sair. Para facilitar essas contas, veja como pode aumentar o fluxo de caixa da empresa, isto é, o saldo positivo entre as suas receitas e as despesas.

Alargue os prazos de pagamento

Negoceie com os seus fornecedores de forma a conseguir um prazo de pagamento o mais alargado possível. Assim terá tempo para vender e gerar lucro, sem ter que recorrer a créditos para cumprir os seus compromissos.

Pague antecipadamente

Mas se tiver fornecedores que lhe façam desconto por pagar antecipadamente, ou a pronto, não desperdice essa oferta. Apesar de ficar sem o dinheiro disponível no momento, pense que vai lucrar já que paga menos pelo mesmo artigo, podendo utilizar essa diferença em prol do crescimento da empresa.

Use um programa de faturação

Usar um programa de contabilidade com calendário para controlar o vencimento das faturas dos clientes é uma das melhores estratégias para aumentar o fluxo de caixa da sua empresa. As contas a receber são classificadas de forma automática, são gerados avisos e poderá atuar de imediato quando houver um pagamento atrasado.

Reveja os preços

Os clientes estão habituados, e preparados, para aumentos dos preços. Desde que sejam moderados. Por isso, não receie aumentar o preço de venda dos seus produtos de forma a aumentar o fluxo de caixa. Use como referência o que faz a concorrência a esse nível.

Alargue o leque de fornecedores

Nem sempre comprar tudo ao mesmo fornecedor é vantajoso. Estudo os preços de vários, divida as suas encomendas e o dinheiro a pagar a vários fornecedores. É também uma forma de economizar e ter mais lucro.

Compre apenas o necessário

De que serve ter o armazém cheio se está a vender menos? Isso apenas resulta em capital empatado, já que tem que pagar aos seus fornecedores sem daí tirar qualquer lucro imediato. Analise bem a rotatividade dos seus produtos e otimize o stock comprando apenas o necessário.

Aumentar o fluxo de caixa poderá ainda passar por ter menos despesas. Veja, por isso, as nossas sugestões de como reduzir custos nas empresas.

E se no final a empresa der lucro, conheça algumas formas de o reinvestir a favor da sua organização.