Como Anular um Ato Isolado

Saiba como anular um recibo de ato isolado. Caso tenha se enganado no preenchimento de um ato isolado, pode proceder à anulação do mesmo no Portal das Finanças.

Emitir ato isolado e recibos verdes

O preenchimento de ato isolado ou de recibos verdes é um ato que pode suscitar dúvidas e acabar por resultar em recibos emitidos incorretamente. No Economias encontra apoio para a emissão de atos isolados e de recibos verdes eletrónicos.

Retire as suas dúvidas quanto à emissão do ato isolado.

Veja como preencher recibos verdes online.

Cancelar ato isolado e recibos verdes

Quando se enganar no preenchimento de um ato isolado, o emissor do recibo deve entrar no Portal das Finanças com os seus dados de acesso e selecionar Serviços Tributários (ou Cidadãos) > Serviços > Consultar > Recibos Verdes Eletrónicos (Faturas-Recibo).

Aqui pode inserir os dados de pesquisa do ato isolado, como o ano de emissão do recibo, ou apenas o NIF.

Quando encontrar o ato isolado a cancelar, deve clicar em “ + Info” à direita. Depois é necessário clicar em “Anular”, já no final da página e confirmar a opção de anulação. De seguida surge a mensagem “O documento foi anulado com sucesso”. É também enviada uma comunicação ao adquirente do serviço a informar que o recibo foi anulado pelo prestador do serviço.

Este é um processo semelhante ao que se utiliza para cancelar recibos verdes.