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Como Alterar Faturas no E-Fatura

Se foi confirmar faturas no Portal das Finanças e verificou que existem faturas mal classificadas quanto ao seu tipo, pode então alterar as faturas para obter a devida dedução.

O sistema e-fatura por vezes não faz a devida associação entre a fatura e a categoria correta, colocando como “Outros” (Despesas Gerais Familiares) uma fatura de outra categoria, como Saúde ou Educação, por exemplo.

Corrigir classificação de faturas

Para alterar a classificação do sector de uma fatura pedida com o número de contribuinte deve entrar no e-fatura com os dados de acesso pessoais (os mesmos do Portal das Finanças) e clicar na fatura desejada, seguido de “Alterar”.

Em “Informação Complementar” deve clicar na categoria que realmente corresponde à fatura. O próximo passo é clicar em “Guardar”, para aparecer a mensagem “Fatura alterada com sucesso”.

Pode depois voltar à página “Consumidor” para verificar se a fatura foi efetivamente alterada. Se o valor da dedução na nova categoria escolhida para a fatura aumentar, então conseguiu alterar a fatura com sucesso.

Cuidados na alteração

Deve fazer este processo individualmente para cada fatura classificada de forma errada.

O sistema e-fatura pode barrar a alteração da fatura, mostrando uma mensagem de explicação de que o CAE da empresa que passou a fatura não pertence a essa secção/classe.

Neste caso o contribuinte pode contactar o serviço de apoio ao contribuinte no Portal das Finanças.

Também podem surgir faturas duplicadas, quando a empresa demora a comunicar a devida fatura e o consumidor opta por registar essa mesma fatura.

Veja ainda como registar faturascomo reclamar faturas no e-fatura.