Se foi confirmar faturas no Portal das Finanças e verificou que existem faturas mal classificadas quanto ao seu tipo, pode então alterar as faturas para obter a devida dedução.
O sistema e-fatura por vezes não faz a devida associação entre a fatura e a categoria correta, colocando como “Outros” (Despesas Gerais Familiares) uma fatura de outra categoria, como Saúde ou Educação, por exemplo.
Corrigir classificação de faturas
Para alterar a classificação do sector de uma fatura pedida com o número de contribuinte deve entrar no e-fatura com os dados de acesso pessoais (os mesmos do Portal das Finanças) e clicar na fatura desejada, seguido de “Alterar”.
Em “Informação Complementar” deve clicar na categoria que realmente corresponde à fatura. O próximo passo é clicar em “Guardar”, para aparecer a mensagem “Fatura alterada com sucesso”.
Pode depois voltar à página “Consumidor” para verificar se a fatura foi efetivamente alterada. Se o valor da dedução na nova categoria escolhida para a fatura aumentar, então conseguiu alterar a fatura com sucesso.
Cuidados na alteração
Deve fazer este processo individualmente para cada fatura classificada de forma errada.
O sistema e-fatura pode barrar a alteração da fatura, mostrando uma mensagem de explicação de que o CAE da empresa que passou a fatura não pertence a essa secção/classe.
Neste caso o contribuinte pode contactar o serviço de apoio ao contribuinte no Portal das Finanças.
Também podem surgir faturas duplicadas, quando a empresa demora a comunicar a devida fatura e o consumidor opta por registar essa mesma fatura.
Veja ainda como registar faturas e como reclamar faturas no e-fatura.