Como Abrir um Franchising em Portugal

Fique a saber como abrir um negócio de franchising em Portugal mesmo com um baixo investimento.

Franchising: o que é?

O franchising é uma forma de negócio onde há um investimento na criação de parcerias entre investidores. O franchisador possui uma empresa valorizada e reputada no mercado, concedendo ao franchisado, o outro investidor, a abertura de uma nova empresa com o mesmo nome pelo pagamento de direitos.

Veja as oportunidades de franchising em Portugal.

Escolher a área

Deve escolher uma área do seu gosto. Contudo, existem algumas áreas que resistem melhor à recessão. Algumas das áreas mais recomendadas para a abertura de um negócio franchising são:

  • reparação e manutenção automóvel,
  • energias renováveis,
  • nutrição,
  • ginásios e fitness,
  • serviços de emprego,
  • alimentação saudável,
  • saúde,
  • cabeleireiros.

Avalie a marca, a sua concorrência e o mercado existente na área do negócio. Meça o seu público alvo e os riscos envolvidos.

Saiba como encontrar um bom negócio de franchising para si.

Entrar em contacto

Uma vez escolhida a área e a marca em específico, a maior parte do trabalho está feita. Contacte com os franchisadores do seu interesse e solicite informações completas para responder a todas as suas dúvidas. Também pode contactar outros franchisados para saber melhor da situação atual e futura do negócio.

Escolher equipa

Escolher uma equipa competente é tão importante como escolher uma boa área de negócio para o franchising. Encontre os colaboradores mais motivados e eficientes para o seu negócio.

Escolher localização

Tem de escolher uma área bem localizada, com estacionamento, com grande afluência de pessoas, transportes públicos próximos e sem problemas registados por perto (ou concorrência). Pode recorrer à ajuda do franchisador para escolher a melhor localização para o seu negócio de franchising.

Investir

Segundo o Instituto de Informação em Franchising, deve possuir para investimento inicial 30% a 50% de capitais próprios. Será necessário apresentar um fundo de maneio para os períodos iniciais de atividade pelo que não deve pedir um financiamento elevado. Lembre-se: os ganhos podem demorar a entrar.

Assinar contrato

Leia com atenção o contrato de franchising. Terá de respeitar todas as regras instituídas pelo franchisador sob pena do contrato terminar. Recorra a um advogado especialista em franchising se tiver dúvidas em cláusulas do contrato. Assine o contrato somente depois de garantir um local para o negócio e o financiamento bancário.