10 Coisas produtivas a fazer nas férias

As férias são a altura ideal para descansar e para simplesmente não fazer nada. Mas as pessoas que não gostam de estar paradas e que desejam organizar e melhorar a sua vida podem aproveitar as férias para fazer coisas produtivas, como as seguintes.

1. Atualizar o currículo (online e offline)

Há quanto tempo não atualiza o seu currículo profissional? Aproveite as férias para completar e melhorar o seu curriculum vitae.

Faça o mesmo com o seu perfil do LinkedIn, inserido uma nova fotografia, novas amostras de trabalho, atualizando a posição ou tarefas, etc.

2. Organizar a caixa de e-mail, o computador e o lar

Elimine os e-mails que não interessam e guarde os importantes numa pasta de referência. Organize também os ficheiros no computador, fazendo cópias de segurança para a Cloud ou para um disco externo.

Não se fique pela organização virtual. Faça o mesmo com o seu quarto, organizando as roupas e os objetos deslocados. Dê as roupas que já não utiliza. Passe depois para outra divisão, até ficar feliz com a organização do seu lar.

3. Aprender uma coisa nova por dia

Quantos dias de férias tem? Pode aprender uma coisa nova por dia, em apenas quinze minutos, através de e-mails que recebe na caixa de correio, por exemplo. Faça as contas às coisas novas que pode aprender durante estas férias.

4. Agradecer

E que tal agradecer às pessoas mais próximas? Os americanos têm um dia próprio para isso. Seja a família, os amigos ou os colegas de trabalho, pare por um pouco simplesmente para agradecer todo o apoio recebido ao longo do ano.

5. Ler um ou mais livros

Ler tem vantagens como aumentar os conhecimentos e relaxar a mente. Tanto pode ler livros da área como livros de campos completamente diferentes.

6. Estabelecer objetivos

Pense no que quer atingir a curto prazo e estabeleça objetivos para o alcançar. Depois faça uma lista de ações para conseguir atingir esses mesmos objetivos.

7. Planear as próximas férias

Consegue poupar em viagens se fizer a compra dos bilhetes com antecedência e se planear a viagem ao pormenor. Aproveite estas férias para planear já as seguintes.

8. Vender produtos online

Caso fique por casa nas férias pode ganhar dinheiro facilmente se decidir vender os artigos que já não utiliza online, em sites de classificados. Também pode entrar em feiras de usados.

9. Rever contratos

Reveja as condições dos contratos (bancários, seguros e serviços) que assinou ao longo dos últimos anos e peça por uma melhoria de condições ou então mude para a concorrência.

10. Relaxar e recarregar as energias

Parar para relaxar também é necessário. Pode parecer contraproducente, mas quando voltar ao trabalho vai notar que está com as energias recarregadas e com a mente mais limpa e disposta para trabalhar. Até as pessoas de sucesso sabem que é importante desligar do trabalho e relaxar.