10 Coisas que as pessoas de sucesso fazem nas férias

As pessoas de sucesso gostam de planear as férias e de aproveitar o tempo livre ao máximo, sem deixar ao mesmo tempo de relaxar.

Não só durante o ano de trabalho, com o seu comportamento, mas também nas férias, podemos aprender com o exemplo dado pelos profissionais de sucesso.

1. Elas planeiam atividades…

As férias não são deixadas ao acaso pelos profissionais de sucesso. Elas planeiam as atividades para as férias com antecedência, para tirar o melhor partido do raro tempo livre que têm.

2. … mas também descansam

Contudo, muita programação pode acabar por resultar em pressões, com prazos e tarefas a cumprir. Por essa razão as pessoas de sucesso reservam tempo também para simplesmente relaxar e não fazer nada.

3. Elas colocam limites a si mesmas e aos outros

Os profissionais de sucesso estabelecem regras para si e para as pessoas com quem trabalham, dizendo claramente como e quando podem ser contactados nas férias. Assim evitam confusões e contratempos, deixando todos à sua volta descansar.

4. Elas reservam um tempo mínimo para o trabalho

Se o trabalho é a prioridade ao longo do ano, e o lazer secundário, nas férias é o inverso. As pessoas de sucesso reservam um tempo mínimo para as questões importantes que surgem, fazendo uma pequena pausa no seu descanso, com trabalho.

5. Elas desligam-se da corrente

Muito tempo é gasto com tecnologia ao longo do ano de trabalho, seja no computador ou com o telefone. Para realmente descansar e recarregar as baterias é necessário desconectar-se da tecnologia, usando-a ao mínimo nas férias.

6. Elas visitam familiares e amigos

Nas férias quase todos estão livres e dispostos ao convívio. Assim, esta é altura ideal para ligar-se novamente à família e aos amigos, prestando-se finalmente a atenção devida a quem a merece.

7. Elas fazem exercício

O exercício físico é fundamental para o bem-estar físico e mental. As férias são também uma oportunidade de ouro para praticar desporto. Como nas férias se cometem normalmente excessos na alimentação, existe uma razão extra para fazer exercício físico.

8. Elas abraçam a natureza

O tempo passado dentro de portas ao longo do ano é compensado com o contacto com a natureza nas férias. Não interessa se é inverno ou verão, é sempre importante respirar ar puro e descansar, tirando partido da mãe natureza.

9. Elas alimentam as paixões

Música, desporto, pintura, leitura, cinema, compras, carros, colecionismo, etc. Seja qual for o passatempo preferido, as férias são canalizadas para o alimento da paixão pessoal.

10. Elas fazem voluntariado

As pessoas de sucesso gostam também de ajudar os outros e de contribuir para a sociedade, seja através de donativos ou por contacto direto, enveredando em ações de voluntariado. Para mais, ajudar os outros aumenta também a alegria e a realização pessoal.