Para fazer uma procura de emprego eficaz deve seguir determinados passos. Maximizar os esforços e tirar o melhor partido do tempo gasto à procura de emprego são os objetivos destes simples passos a dar na incessante busca de emprego.

1. Receber notificações na caixa de correio

Nos melhores sites de emprego em Portugal consegue acionar as notificações automáticas na caixa de correio eletrónico sobre as áreas e zonas de interesse de trabalho. Assim consegue facilitar a procura de emprego.

2. Visitar os sites das empresas

Pode aceder aos sites das empresas em que gostaria de trabalhar e procurar por oportunidades de emprego e pela secção de candidatura espontânea.

3. Seguir as empresas nas redes sociais

Também pode seguir as empresas nas redes sociais para ficar atento às notícias destas empresas e ser dos primeiros a conhecer as vagas abertas.

4. Fazer um plano de procura de emprego

Crie um plano de procura de emprego. Neste plano (em Excel, por exemplo) pode anotar as empresas e os locais onde gostaria de trabalhar.

5. Reservar uma hora para a procura de emprego

Reserve uma hora por dia para vasculhar os anúncios de emprego, para enviar currículos e rever o plano de procura de emprego. Evite distrações para que esta hora seja inteiramente dedicada à procura de emprego.

6. Criar diferentes versões do currículo

Guarde ainda no computador diferentes versões do currículo, com determinadas tarefas enaltecidas, para enviar a certas vagas de emprego consoante as especificações destas.

Deve manter um documento central em aberto, que depois pode ser editado e guardado com outro nome consoante as necessidades.

Não se limite ao currículo. Tenha também cartas (de apresentação e de motivação) prontas a serem editadas.

7. Atualizar o plano de procura de emprego

À medida que vai enviando currículos deve atualizar o plano criado com as candidaturas que já fez e o estado da candidatura. Descubra novas empresas para enviar currículos.

Também pode criar uma pasta no computador para guardar os anúncios a que se candidatou em html. Assim evita candidatar-se ao mesmo emprego duas vezes e se for chamado a entrevista, já sabe a que emprego esta se refere.