Como saber o coeficiente de localização do IMI

O coeficiente de localização é um dos elementos da fórmula de cálculo do IMI dos prédios urbanos adquiridos desde dezembro de 2003.

Este coeficiente de localização varia num intervalo de 0,4 (o mais baixo) a 3,5 (o mais alto). Alterações neste coeficiente podem influenciar o cálculo do valor patrimonial, resultado num maior ou menor IMI a pagar.

Ver o coeficiente de localização no SIGIMI

No Portal das Finanças é possível aceder a um mapa com os coeficientes de localização em Portugal chamado de Sistema de Informação Geográfica do Imposto Municipal Sobre Imóveis – SIGIMI.

Deve inserir a morada na caixa de pesquisa deste mapa e carregar na tecla “Enter” (ou clicar no botão de binóculos).

Depois deve fazer zoom com o rato (ou o com o botão da lupa).

De seguida carregue com o rato na sua casa para marcar um ponto azul. Passe o rato sobre este ponto azul para ver os coeficientes de localização (em “habitação”, se o imóvel for uma casa). Clique em “simular”.

Calcular o IMI

Ao clicar em “simular” consegue aceder aos valores do cálculo do valor patrimonial tributário e simular o IMI a pagar.

Insira a idade do imóvel e assinale os elementos dos coeficientes de qualidade e conforto. Depois de inserir os dados clique em “calcular” no final da página.

Pedir reavaliação do IMI

Pode consultar o documento das Finanças com a avaliação do imóvel ou consultar a caderneta predial no Portal das Finanças (link direto).

Compare o coeficiente de localização (Cl) deste documento com o coeficiente de localização do mapa SIGIMI.

Se o coeficiente de localização tiver diminuído (se for menor no SIGIMI) e o valor da simulação indicar um preço mais reduzido, pode pedir uma nova avaliação do imóvel no intuito de pagar menos IMI. Este pedido pode ser feito de 3 em 3 anos.

Veja como pedir a reavaliação do IMI online.

Para casas compradas antes de dezembro de 2013 pode ser utilizado um simulador de IMI e pedida a reavaliação do IMI nas Finanças.