Por: João Paulo Moura

Clientes mistério: recrutamento em Portugal

Ser cliente mistério é uma forma de ganhar dinheiro extra e de ganhar mais experiência para colocar no currículo profissional.

Para que servem?

Os chamados “clientes mistério” são utilizados para avaliar a real qualidade dos serviços das empresas. Eles servem para testar a eficácia de um serviço, prestando informações sobre o atendimento recebido à entidade contratante, consoante as suas indicações.  

O que fazem?

Os clientes mistério atuam como clientes normais, mas prestam uma atenção cuidada ao atendimento ou provocam determinadas situações para testar esse atendimento. Eles podem ainda fazer perguntas aos trabalhadores que os recebem.

No final, os clientes mistério preenchem um formulário sobre o atendimento ou elaboram um relatório sobre a qualidade do atendimento.

Em que áreas atuam?

Em Portugal, a utilização destes clientes é mais comum na banca e nos seguros, mas também é possível ser um cliente mistério na restauração, no comércio e na saúde, entre outros sectores.

O que recebem?

Geralmente, as deslocações e as compras realizadas para testar o serviço de atendimento são pagas, recebendo-se ainda uma compensação monetária pela avaliação. Esta compensação varia consoante o tipo de serviço prestado pelo cliente mistério e o número de avaliações efetuadas.

Como ser cliente mistério?

Para ser cliente mistério em Portugal é necessário fazer uma inscrição de candidatura em sites especializados ou estar atento às vagas de emprego divulgadas em sites de emprego.

Pode candidatar-se a ser um cliente mistério em sites como:

Em sites de emprego encontra também oportunidades de recrutamento para cliente mistério: