Cheque ao portador: o que é e como funciona?

O cheque ao portador é um dos vários tipos de cheques existentes. Neste artigo explicamos o que significa cheque ao portador e como ele funciona.

O que é o cheque ao portador?

O cheque ao portador é um cheque no qual a pessoa que o emite não indica o nome da pessoa que o pode levantar. Neste tipo de cheque insere-se o valor a pagar e a data, mas não se insere o nome do destinatário. Assim, o cheque pode ser depositado ou levantando por qualquer pessoa que o apresente no banco.

Este cheque dá a liberdade de ser depositado na conta que se desejar, sendo útil para pagamentos onde não há uma pessoa específica a quem se deve fazer o pagamento, ou quando não se sabe esse nome. É um cheque que pode ser utilizado entre família ou amigos, por exemplo.

Contudo, este tipo de cheque levanta algumas questões de segurança, já que pode ser utilizado fraudulentamente por terceiros.

Como preencher um cheque ao portador

Para preencher um cheque ao portador deve inserir os dados necessários normalmente (data, valor, assinatura) à exceção do nome do beneficiário do cheque (a secção “à ordem de”).

Como o cheque ao portador pode ser pago a qualquer pessoa que o apresente no banco, recomenda-se que se preencha sempre o nome do beneficiário. Para garantir que o cheque só é pago ao beneficiário que mencionar, deve emitir o cheque “não à ordem”.

Veja como preencher um cheque.

Conheça todos os tipos de cheques existentes.