É fácil distinguir um bom chefe de um mau chefe. Mas como identificar um chefe excecional? Através de pequenos gestos que fazem toda a diferença.

1. Dá-lhe feedback

O bom patrão dá-lhe os parabéns quando consegue excelentes resultados. O patrão extraordinário dá-lhe os parabéns pelas pequenas vitórias e um feedback constante ao seu trabalho.

2. Incentiva-o

Em vez de ameaçar, o patrão excecional incentiva-o a trabalhar melhor e a alcançar os seus objetivos pessoais.

3. Está disponível

No meio de tantas complicações e obrigações, o chefe excecional arranja tempo e encontra a disposição para o atender calmamente e para o guiar.

4. Pergunta-lhe a opinião

Um chefe exemplar tem em conta a opinião dos seus trabalhadores, seja qual for o seu cargo. Ele sabe que as vozes do interior da organização são importantes.

5. Fala-lhe abertamente sobre as coisas

Quando um patrão fala abertamente sobre a situação da empresa, do colaborador e do futuro, sem omitir ou desfocar a verdade, percebe-se que se está na presença de um chefe exemplar.

6. Lembra-se do que lhe diz

Um chefe recebe mil e uma solicitações diárias e recebe inputs e outputs constantes. Ainda assim pode lembrar-se do que o colaborador lhe disse no passado.

7. Pergunta-lhe se está tudo bem

Apesar das suas próprias preocupações, o chefe excecional pergunta ao funcionário antes de tudo se está tudo bem com ele.

8. Refere a sua vida fora do trabalho

Mais do que perguntar se está tudo bem, o chefe espetacular pergunta sobre a vida do trabalhador fora do emprego. Ele sabe olhar para o trabalhador como uma pessoa com vida fora para além do trabalho, e sabe o que interessa e motiva o trabalhador fora de portas da empresa.

9. Investe em si

Um outro sinal de que tem um chefe excelente é este insistir em investir nas pessoas da empresa, seja no melhoramento dos equipamentos ou em formação, por exemplo.