Cashback: o que é?

Saiba o que é o cashback e como funciona. O cashback, ou a devolução, em português, é uma das vantagens que o cartão de crédito lhe oferece.

Cashback do cartão de crédito

Alguns cartões de crédito possuem cashback. Esta é uma valência dos cartões de crédito premium. Se fizer compras com um cartão de crédito com cashback pode vir a receber uma percentagem da compra no mês seguinte. Basicamente, o cashback significa que uma porção do dinheiro gasto entra na conta bancária do comprador. Esta é uma das formas de poupar com o uso do cartão de crédito.

O valor devolvido depende sempre de uma percentagem pré-estabelecida pelo banco ou pela instituição financeira que emitiu o cartão. Esta percentagem varia normalmente entre 1% e 3%.

O cashback pode depois ser gasto a gosto, em produtos ou estabelecimentos escolhidos pelo detentor do cartão.

Exemplo de cashback

Se fizer compras mensais no valor de 250 euros com o cartão de crédito, com uma taxa de cashback de 1%, obtém um retorno de 30 euros, já que:

250 euros x 12 meses x 0,01 = 30

Cuidados a ter

Naturalmente, quanto mais frequente for o uso do cartão, e maior a sua taxa de cashback, mais retorno existirá para o cliente. Contudo, é preciso estar atento à anuidade do cartão e à TAEG, já que os encargos do cartão podem suplantar as suas vantagens.

Os cartões costumam exigir um montante mínimo mensal para usufruir de cashback, sendo um estímulo à compra com o cartão de crédito. Caso não realize compras nestes valores a crédito, não lhe compensa então contratar um cartão de crédito com este tipo de características.

Conheça ainda o cashadvance do cartão de crédito.