Casamento pelo Registo Civil em Portugal

Os casais que pretendam efetuar o casamento pelo registo civil em Portugal podem iniciar o processo de duas formas: online ou numa conservatória. O custo do processo é de 120 euros em ambas as opções.

O casamento pelo civil é uma das formas de casamento existentes em Portugal.

Casamento pelo Registo Civil Online em Portugal

1ª fase - Submissão

  • Os nubentes que optem pelo registo civil online devem aceder ao site civilonline.mj.pt, autenticarem-se com o certificado do cartão de cidadão e preencher a informação solicitada quanto à identificação dos nubentes e do casamento.

2ª fase - Aprovação

  • Após a submissão do pedido, o outro nubente receberá no endereço de correio eletrónico indicado no pedido uma mensagem para que aceda ao site civilonline.mj.pt e se autentique, confirmando a informação introduzida pelo requerente.

3ª fase - Pagamento do custos do processo

  • Após a confirmação do processo, um dos nubentes deve proceder ao pagamento em 48 horas, numa das modalidades à escolha: visa ou multibanco. Depois de pago e aceite, o processo inicia-se na conservatória escolhida.

4ª fase - Casamento

  • Realização da cerimónia de casamento, que consoante o desejo dos nubentes pode ser realizado na conservatória ou em local a designar por eles.

Custos do Processo do Casamento pelo Registo Civil

  • Processo e registo de casamento - 120€
  • Processo e registo de casamento não urgente celebrado a pedido das partes, fora dos dias e do horário de funcionamento dos serviços, com acordo estabelecido com os interessados relativamente às despesas de transporte.