Como funcionam os cartões de crédito das lojas?

Algumas das grandes lojas que comercializam em Portugal disponibilizam cartões de crédito aos seus clientes para estes acederem a ofertas e a condições especiais.

Apesar dos cartões de crédito das lojas oferecerem vantagens aos seus portadores, é necessário prestar atenção às suas condições, nomeadamente a existência ou não de anuidade e de comissões e aos juros.

O Economias mostra-lhe as principais características dos principais cartões de crédito de lojas e explica-lhe o seu funcionamento, para avaliar a adesão a estes cartões.

1. Cartão Jumbo Mais

2016-12-21-2.jpg

O primeiro cartão de crédito de lojas a surgir em Portugal pode ser utilizado nas compras realizadas nos hipermercados Jumbo, nas suas gasolineiras, ou nas lojas do Grupo Auchan, permitindo diversas modalidades de pagamento.

O cartão Jumbo Mais é de adesão gratuita e não tem anuidade, sendo associado a uma conta bancária existente. Contudo, se não usar o cartão durante um ano tem de pagar uma comissão de inatividade de 5 euros. O detentor pode aceder online ao extrato com os movimentos do cartão de crédito.

A TAEG de um crédito é de 17,2% e a TAN de 14,16%.

Se utilizar este cartão nas suas compras tem direito a:

  • 10% de poupança diária, nos dias e artigos assinalados na Loja;
  • um vale de compras correspondente a 2% do valor de cada abastecimento de combustível;
  • 10 % Oferta Imediata nas Óticas Jumbo, na taxa de entrega no Jumbo Online e Box Online
  • Promoções exclusivas no Jumbo e vantagens em seus parceiros.

2. Cartão Fnac

2016-12-21-1.jpg

O Cartão Fnac não tem anuidade mas tem um custo de 15 euros renovado de 3 em 3 anos.

A sua TAEG é de 17,3% e a TAN de 14,21%.

Ele garante ao seu detentor: 

  • Portes grátis nas compras online;
  • 5% de desconto em cartão em todas as compras realizadas na loja;
  • 10% de desconto em livros, papelaria e café;
  • 10% de desconto em cartão na Clínica Fnac e 5% em Laboratório Fnac;
  • Descontos especiais de aderente;
  • Isenção de comissão na compra de bilhetes;
  • Até 50% de desconto em parceiros;
  • 1% de cashback em compras fora da Fnac.

3. Cartão IKEA

​​​​​​​2016-12-21-5.jpg

O Cartão IKEA não tem custos de adesão e garante uma anuidade gratuita, assim como amortizações gratuitas. O seu serviço homebanking é também gratuito. Ele é associado a uma conta bancária existente.

É possível utilizar o cartão nas lojas IKEA, nas compras em qualquer estabelecimento comercial que aceite pagamentos automáticos e no multibanco, fazendo levantamento de dinheiro a crédito ou acedendo a outros serviços multibanco.

Outra vantagem do cartão é o crédito permanente, onde à medida que faz reembolsos, o seu limite de crédito reconstitui-se e fica disponível para novas compras.

A sua TAEG é de 17,3% e a sua TAN de 14,21%.

4. Cartão El Corte Inglés

​​​​​​​2016-12-21-4.jpg

O Cartão El Corte Inglés não tem anuidade e pode ser utilizado nos estabelecimentos e agências de viagem El Corte Inglés, no Supercor, nas bombas de combustível Repsol, na Telecor e na Opencor. O cliente pode escolher a quantidade de pagamento.

Como vantagens este cartão oferece desconto de 6 euros em compras realizadas no Supercor ou El Corte Inglés (abastecimento mínimo de 30 euros numa bomba de combustível Repsol) ou um desconto de 6 cêntimos por litro em caso de compras de 30 euros ou mais no Supercor ou El Corte Inglés.

A sua TAEG é de 17,02% e a sua TAN de 14%.

5. Cartão Universo

2016-12-21.jpg

O Cartão Universo não tem anuidade e junta num só cartão, o Cartão Continente, o Cartão Worten Resolve e o Cartão Sport Zone, podendo o cliente usufruir das vantagens de todos estes cartões e escolher a forma de pagamento.

Ao pagar com o cartão em estabelecimentos comerciais aderentes à rede Mastercard recebe 1% de desconto em todas as suas compras, a reverter para o programa de fidelização do Continente.

O saldo acumulado pode ser usado no Continente, Continente Online, Bagga, Well´s, Note, MO, Zippy, Meu Super, Pet & Plants, ZU e lojas Galp aderentes.

Os descontos em combustíveis Galp podem chegar aos 16 cêntimos por litro.

Pode ainda levantar 200 euros duas vezes por dia e fazer transferências do saldo disponível do limite de crédito para a sua conta bancária até 250 euros por dia.

A sua TAEG é de 17,3% e a sua TAN de 17,21%.