Literacia financeira

Como obter o cartão e-fatura com o número de contribuinte

O cartão e-fatura permite-lhe obter faturas com número de contribuinte nas suas compras sem ter de o comunicar o seu NIF. Saiba como obtê-lo.

Literacia financeira

Como obter o cartão e-fatura com o número de contribuinte

O cartão e-fatura permite-lhe obter faturas com número de contribuinte nas suas compras sem ter de o comunicar o seu NIF. Saiba como obtê-lo.

Para obter o cartão e-fatura com o seu número de contribuinte (NIF), aceda ao Portal das Finanças, com as suas credenciais de acesso. Depois:1. Na página de entrada, selecione e-Fatura, nos Serviços Frequentes:Serviços Frequentes do Portal da AT: e-fatura2. Na nova página, onde encontra todas as suas faturas, desça até ao final, até encontrar o Cartão e-fatura. Clique em Obter Cartão E-Fatura.Como obter o cartão E-fatura3. E aí tem. A nova página descreve-lhe para que serve o cartão e, no final, tem o cartão e-fatura com o seu NIF. Imprima e recorte o cartão (aqui, o NIF está oculto no retângulo laranja). Depois, é só apresentá-lo ao comerciante, sempre que faça compras e pretenda uma fatura com o seu número de contribuinte.Portal da AT - Cartão e-fatura com número de contribuinteA emissão é gratuita e pode ser pedida as vezes que quiser. No portal das finanças pode também obter um comprovativo de morada, obter ou consultar a nota (demonstração) de liquidação de IRS, saber sobre o reembolso ou pagamento de IRS e obter comprovativos ou, ainda, pedir e ativar a chave móvel digital.

Vantagens do cartão e-fatura

O cartão e-fatura permite-lhe obter faturas com número de contribuinte nas suas compras sem ter de o comunicar verbalmente aos comerciantes. Assim, não tem de decorar o seu NIF ou o NIF dos dependentes, sendo o cartão a solução ideal para os momentos em que a memória falhe temporariamente. O cartão evita também erros de comunicação no NIF, assim como diminui o tempo de atendimento e confere mais privacidade no momento da emissão da fatura. Em vez estar sempre a ditar em volta alta o seu NIF, ou o NIF dos seus dependentes, só tem de fornecer o cartão ao vendedor que passa o cartão num dispositivo de leitura ótica de código de barras e o devolve ao cliente.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.