A carta de apresentação para primeiro emprego deve ser simples e objetiva. O segredo é transformar toda vontade de trabalhar em algo palpável e útil para o recrutador, destacando as componentes de formação e outras atividades que podem ser uma mais-valia para a empresa.

O que colocar na carta de apresentação?

A carta de apresentação para primeiro emprego deve ser elaborada especialmente para responder aos requisitos da oferta anunciada. Deve conter a educação e atividades extra-curriculares relevante para a candidatura.

Normalmente é escrita no computador e posteriormente impressa e assinada. Só é escrita à mão se isso for solicitado no anúncio.

No artigo Como escrever uma carta de apresentação com impacto, pode consultar dicas para uma boa carta de apresentação, que deve adaptar ao seu caso concreto. As características de uma boa carta de apresentação, aplicam-se a todas elas, independentemente do objetivo.

Exemplo de carta paraa primeiro emprego

Caro(a) Sr. Dr. (Sra. Dra......) / Exmo(a). Sr. Dr. (Sra. Dra.) / ..... Caro(a)......../  (ou só o nome da pessoa)

O meu nome é ( primeiro nome) e pretendo demonstrar-lhe o meu forte interesse na vaga de ( ). Em (ano) concluí o meu mestrado em ( ) na Universidade de ( ) em (país/cidade, se aplicável).

Entre ( ) e ( ) fiz um estágio em ( ) na empresa x em (país/cidade), onde aprendi e desenvolvi competências na área de ( ). Ao mesmo tempo, aproveitei para estudar (a língua importante, por exemplo, no contexto da empresa), obtendo o nível ( ).

Dado o projeto de expansão da (nome da empresa) para ( ) / dada a forte presença da empresa em (país) / dado o perfil global da (empresa), a minha formação direcionada para ( ) e o meu entendimento sobre a cultura e língua (identificar país) serão ativos relevantes na vossa estrutura. Além disso, o meu perfil de ( ) e de ( ) vão certamente acrescentar valor à equipa de ( ).

Para finalizar, destaco o meu forte quadro de valores e a minha dedicação, desde os (idade com que começou), à componente de serviço social. Destaco os trabalhos como voluntário(a) na (instituição) onde (o que fez) e a (instituição) onde (o que fez).

Anexo o meu curriculum vitae e o (link para o meu portfolio, se aplicável). Aguardo, com entusiasmo um contacto para uma futura entrevista.

Cumprimentos/Com os melhores cumprimentos/Atentamente

(nome)

Assinatura

Dados de contacto (LinkdIn, telefone, e-mail).

Pode tentar adaptar outros exemplos de carta de apresentação ao seu caso concreto, a partir do artigo Exemplos de cartas de apresentação que podem fazer a diferença.

Conheça mais dicas para encontrar o primeiro emprego.