Como saber se estou na carreira certa?

Uma pergunta existencial que muitas pessoas colocam no trabalho é: como saber se estou na carreira certa? Apesar de não ser possível experimentar todos os empregos que se gostava de ter, existem alguns sinais que permitem saber se uma pessoa está ou não na área e no caminho certo na sua carreira.

1. Não pesquisar emprego

Quem não está à procura de um novo emprego está contente com o emprego que tem e com o que está a fazer de momento. Mesmo que não procure emprego por uma questão de comodismo, quem está insatisfeito com o que faz está pelo menos curioso com as vagas no mercado de trabalho.

2. Não dar conta do andar do relógio

As pessoas que gostam daquilo que fazem não estão constantemente a olhar para o relógio à espera que chegue a hora de sair. Se o seu tempo voa de forma produtiva é porque você é um perito naquilo que faz, e o que faz, faz com gosto.

3. Não pensar constantemente “e se?”

As pessoas descontentes com a sua carreira dão por si muitas vezes a pensar no que seria se tivessem tomado outras decisões ao longo da carreira, como a área de estudo por exemplo.

4. Não dominar mais outras áreas do que aquela em que se opera

Um trabalhador é geralmente um especialista na área em que trabalha. Se você percebe mais de um determinado campo do que propriamente o campo onde trabalha, então você pode estar na carreira errada.

5. Não ter paixões maiores ou outras vocações especiais

Uma coisa é um gosto, um passatempo, outra é uma paixão. Se a sua paixão o move e se esta se encontra numa área distinta da atual, talvez esteja mesmo na carreira errada. Ouça os seus instintos e apelos interiores.

Alguns sinais dizem-lhe que a sua carreira vai bem.

Se considerar que está preso na sua carreira, e efetivamente na carreira errada, ainda vai a tempo de mudar. Confira aqui no Economias: