Capital social. O que é isso afinal? Neste artigo do Economias olhamos para o que significa capital social e para a sua importância.

O que é capital social?

O capital social corresponde ao dinheiro (ou aos bens) com que os sócios contribuíram para abrir uma empresa.

O capital social de uma empresa é assim o valor de entrada, desembolsado pelo sócio ou sócios ou acionistas da empresa (consoante a natureza jurídica da empresa), para o início da atividade empresarial.

Capital social livre e capital social mínimo

Em certos casos, este valor é livre, mas pode ser pedido um montante mínimo simbólico em determinadas formas jurídicas, como nas sociedades por quotas (1 €).

Se for uma sociedade anónima, o capital social mínimo a apresentar pela empresa é de 50 mil euros.

Se for um estabelecimento individual de responsabilidade limitada, ou uma sociedade de cooperativa, o capital social mínimo é de 5 mil euros.

Qual a sua importância?

A definição do capital social de uma empresa é uma das principais preocupações a ter ao abrir uma empresa, já que na fase inicial, a empresa ainda não conta com receitas para se sustentar.

O capital social afeta ainda o direito aos lucros, assim como o voto dos sócios.

O depósito do capital social numa entidade bancária deve ser feito durante a constituição da empresa. Também é permitido que se faça o depósito no prazo de cinco dias úteis ou até ao fim do primeiro exercício económico.

Saiba como aumentar o capital social de uma empresa.