Capital de Risco

Capital de Risco é um produto financeiro que assume a forma de uma participação temporária no capital social de uma empresa, concretizada através da aquisição de ações, quotas ou obrigações convertíveis em ações ou através da efetivação de prestações suplementares de capital por uma Sociedade Capital de Risco (SCR) e/ou com recurso a um fundo de capital de risco.

Este financiamento está associado a negócios que estão a iniciar, em fase de expansão ou em mudança de gestão. Ele está assim ligado ao empreendedorismo.

Participação de capital de risco

Uma participação de capital de risco traduz-se na detenção de uma fração minoritária do capital social de uma empresa e tem como objetivo proporcionar recursos financeiros estáveis e duradouros a essa empresa, ou seja, dotá-la de uma estrutura financeira sólida.

As participações de capital de risco são minoritárias, o que significa que a SCR acompanha a empresa mas não a lidera, e são temporárias, terminando com a venda da participação (ao valor do mercado) quando for atingida a estabilidade necessária ao bom desenvolvimento da empresa, o que acontece por norma entre cinco a sete anos após o início da participação no capital da empresa.

Vantagens do capital de risco para as empresas

  • Reforço da estrutura financeira da empresa.
  • Facilitação do acesso a outras fontes de financiamento.
  • Sinalização sobre a credibilidade da empresa.
  • Um parceiro empenhado que contribui com aconselhamento e permite o acesso a rede de contactos.