Conheça o calendário de feriados de 2021. Veja, abaixo, a sua distribuição ao longo do ano e quais permitem gozar fins de semana prolongados e pontes.

Feriados nacionais oficiais

Estas são as datas dos 13 feriados obrigatórios em 2021:

Dia do ano Dia da semana Feriado 
1 de janeiro sexta-feira Dia de Ano Novo
2 de abril sexta-feira Sexta-feira Santa
4 de abril domingo Páscoa
25 de abril domingo Dia da Liberdade
1 de maio sábado Dia do Trabalhador
3 de junho quinta-feira Corpo de Deus
10 de junho quinta-feira Dia de Portugal
15 de agosto domingo Assunção de N.ª Senhora
5 de outubro terça-feira Implantação da República
1 de novembro segunda-feira Dia de Todos os Santos
1 de dezembro quarta-feira Restauração da Independência
8 de dezembro quarta-feira Dia da Imaculada Conceição
25 de dezembro sábado Natal

A estes feriados pode juntar-se, conforme as situações, o Carnaval e os Feriados Municipais.

Feriados Municipais e Santos Populares

Em Lisboa e no Porto os feriados municipais correspondem aos dias de Santo António e de S. João celebrados, respetivamente, a 13 de junho (em 2021, um domingo) e 24 de junho (quinta-feira).

Os feriados municipais são definidos por cada município. São feriados facultativos, que são gozados pelo trabalhador caso esteja previsto no seu contrato de trabalho ou em regulamentação coletiva de trabalho.

Fins de semana prolongados e pontes em 2021

Em 2021, alguns dos feriados obrigatórios calham ao fim de semana. São eles o Dia de Páscoa, como sempre, que em 2021 se celebra a 4 de abril, mas também o Dia da Liberdade (25 de abril, um domingo), o Dia do Trabalhador (o 1º de maio de 2021 será um sábado), a Assunção de Nª Senhora (15 de agosto, mais um domingo) e o Natal, um sábado. 

Ainda assim, 2021 vai proporcionar alguns fins de semana alargados ou pontes, para umas mini-férias ou, simplesmente, para nada fazer:

Fins de semana prolongados e pontes em 2021

Fins de semana prolongados

São apenas 3, os fins de semana prolongados em 2021. Para além do Dia de Ano Novo (uma sexta-feira) e a Sexta-feira Santa, a 2 de abril, os portugueses vão poder gozar mais um único fim de semana de 3 dias, neste caso, sábado, domingo e segunda-feira, se juntarem o feriado de 1 de novembro (uma segunda-feira). Poucas opções, portanto.

Pontes

No que se refere às pontes, e se fizer um bom planeamento, 2021 permite algumas mini-férias nos meses de junho, outubro e  dezembro.

Senão veja, 3 e 10 de junho (corpo de Deus e Dia de Portugal) são duas quintas-feiras. Para quem puder usufruir do São João (Porto e outros municípios do norte com este feriado), é mais uma quinta-feira. Três hipóteses de mini-férias, com 3 pontes, se incluir o S. João: 4, 11 e 25 de junho.

Em Outubro, dia 5 calha numa terça-feira, junte-lhe o dia 4 e pode ter 4 dias de férias, gastando um único dia útil.

Por fim, dezembro, às épocas festivas, pode ainda juntar 2 possibilidades de mini-férias. Não é a clássica ponte, 1 e 8 de dezembro são quartas-feiras, mas se gastar 2 dias úteis pode usufruir de 5 dias seguidos de férias. De todo o modo, ainda que nada faça, uma pausa no trabalho à quarta-feira, é sempre bem vinda.

A estas possibilidades soma-se o Carnaval. Se costuma gozar este feriado (ou tolerância), como sempre à terça-feira, pode juntar-lhe a segunda-feira, dia 15 de fevereiro, e usufruir de 4 dias de descanso.