Conheça o calendário de feriados de 2021. Veja, abaixo, a sua distribuição ao longo do ano e quais permitem gozar fins de semana prolongados e pontes.

Feriados nacionais oficiais

Estas são as datas dos 13 feriados obrigatórios em 2021:

Dia do anoDia da semanaFeriado 
1 de janeirosexta-feiraDia de Ano Novo
2 de abrilsexta-feiraSexta-feira Santa
4 de abrildomingoPáscoa
25 de abrildomingoDia da Liberdade
1 de maiosábadoDia do Trabalhador
3 de junhoquinta-feiraCorpo de Deus
10 de junhoquinta-feiraDia de Portugal
15 de agostodomingoAssunção de N.ª Senhora
5 de outubroterça-feiraImplantação da República
1 de novembrosegunda-feiraDia de Todos os Santos
1 de dezembroquarta-feiraRestauração da Independência
8 de dezembroquarta-feiraDia da Imaculada Conceição
25 de dezembrosábadoNatal

A estes feriados pode juntar-se, conforme as situações, o Carnaval e os Feriados Municipais.

O Carnaval

Em 2021, o Carnaval festeja-se no dia 16 de fevereiro. No entanto, em virtude da pandemia por Covid-19, é provável que as folias habituais permaneçam canceladas até lá.

O Carnaval não é um feriado oficial, mas sim facultativo. A sua verificação depende da decisão das empresas (no setor privado) e do Governo (no setor público), que pode ou não conceder tolerância de ponto aos funcionários públicos.

Feriados Municipais e Santos Populares

Em Lisboa e no Porto os feriados municipais correspondem aos dias de Santo António e de S. João celebrados, respetivamente, a 13 de junho (em 2021, um domingo) e 24 de junho (quinta-feira).

Os feriados municipais são fixados por cada município. São feriados facultativos, que são gozados pelo trabalhador caso esteja previsto no seu contrato de trabalho ou em regulamentação coletiva de trabalho.

Fins de semana prolongados e pontes em 2021

Em 2021, alguns dos feriados obrigatórios calham ao fim de semana. São eles o Dia de Páscoa, como sempre, que em 2021 se celebra a 4 de abril, mas também o Dia da Liberdade (25 de abril, um domingo), o Dia do Trabalhador (o 1º de maio de 2021 será um sábado), a Assunção de Nª Senhora (15 de agosto, mais um domingo) e o Natal, um sábado. 

Ainda assim, 2021 vai proporcionar alguns fins de semana alargados ou pontes, para umas mini-férias ou, simplesmente, para nada fazer:

Fins de semana prolongados e pontes em 2021

Fins de semana prolongados

São apenas 3, os fins de semana prolongados em 2021. Para além do Dia de Ano Novo (uma sexta-feira) e a Sexta-feira Santa, a 2 de abril, os portugueses vão poder gozar mais um único fim de semana de 3 dias, neste caso, sábado, domingo e segunda-feira, se juntarem o feriado de 1 de novembro (uma segunda-feira). Poucas opções, portanto.

Pontes

No que se refere às pontes, e se fizer um bom planeamento, 2021 permite algumas mini-férias nos meses de junho, outubro e  dezembro.

Senão veja, 3 e 10 de junho (corpo de Deus e Dia de Portugal) são duas quintas-feiras. Para quem puder usufruir do São João (Porto e outros municípios do norte com este feriado), é mais uma quinta-feira. Três hipóteses de mini-férias, com 3 pontes, se incluir o S. João: 4, 11 e 25 de junho.

Em Outubro, dia 5 calha numa terça-feira, junte-lhe o dia 4 e pode ter 4 dias de férias, gastando um único dia útil.

Por fim, dezembro, às épocas festivas, pode ainda juntar 2 possibilidades de mini-férias. Não é a clássica ponte, 1 e 8 de dezembro são quartas-feiras, mas se gastar 2 dias úteis pode usufruir de 5 dias seguidos de férias. De todo o modo, ainda que nada faça, uma pausa no trabalho à quarta-feira, é sempre bem vinda.

A estas possibilidades soma-se o Carnaval. Se costuma gozar este feriado (ou tolerância), como sempre à terça-feira, pode juntar-lhe a segunda-feira, dia 15 de fevereiro, e usufruir de 4 dias de descanso.

Paula Vieira
Paula Vieira
Economista (Faculdade de Economia da Universidade do Porto). Atividade profissional desenvolvida em Banca de Investimento (Corporate Finance, M&A e mercado de capitais), Direção Financeira e Controlo de Gestão. Atualmente presta assessoria financeira independente.