Vida e família

Feriados em 2023: Quais são e quando pode fazer “ponte”

O calendário de feriados para 2023 traz cinco oportunidades para um fim de semana prolongado. Saiba em que datas pode recarregar baterias.

Vida e família

Feriados em 2023: Quais são e quando pode fazer “ponte”

O calendário de feriados para 2023 traz cinco oportunidades para um fim de semana prolongado. Saiba em que datas pode recarregar baterias.

Se olhar para o calendário do próximo ano, vai verificar que alguns dos feriados em 2023 se apresentam como uma boa oportunidade para organizar as chamadas "escapadinhas", aproveitando assim os fins de semana prolongados ou as conhecidas “pontes”.

Assim, a primeira conclusão a retirar é que, no próximo ano pode conta com cinco fins de semana grandes. Ou seja, o calendário de 2023 conta com cinco feriados que calham numa segunda-feira ou sexta-feira, o que significa que pode fazer a tão desejada “ponte”.

Desde logo, pode desde contar com 13 feriados obrigatórios, civis e religiosos. Além disso, como sempre, tem ainda um facultativo - o Carnaval.

As más noticias são que alguns infelizmente calham ao fim de semana, o que não se traduz em grandes vantagens para a maior parte da população. São eles:

  • 1 de janeiro, domingo -Ano Novo;
  • 9 de abril, domingoPáscoa;
  • E o 10 de junho, sábado - Dia de Portugal.

Existem ainda os tradicionais feriados municipais que são sempre um” bónus” no que ao descanso diz respeito para quem trabalha nesses concelhos. Se quiser pode saber todos os feriados por município, pois constam de numa lista online.

Leia ainda: Férias por marcar? 8 fatores a ter em conta

Lista de feriados em 2023 (em cada mês)

Janeiro

O início do ano não traz boas notícias nesta matéria. Isto porque, a primeira semana do ano começa a um domingo, pelo que o Ano Novo (dia 1) é um dos quatro feriados que calha durante o fim de semana.

Fevereiro

Em fevereiro temos a já habitual terça-feira de Carnaval, a dia 21. Normalmente, este feriado é facultativo, ou seja, depende do governo, municípios e empresas.

De acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), "a terça-feira de Carnaval pode ser observada a título de feriado, quando prevista em instrumento de regulamentação coletiva de trabalho ou em contrato de trabalho (vontade negocial das partes)".

Ou seja, no caso do contrato ou acordo coletivo assim o determinar, o Carnaval é um feriado obrigatório como os outros e deve ser remunerado como tal.

Já no que diz respeito aos funcionários públicos, gozar este feriado depende da decisão do Governo ou das autarquias.

Em suma, se tem o privilégio de ter este dia livre, aproveite. É a primeira oportunidade que tem para fazer ponte e assim aproveitar os primeiros quatro dias de descanso do ano. Se puder, faça uma “escapadinha”.

Abril, mês da Páscoa, também tem feriados

Neste mês temos a tradicional Páscoa onde pode contar com um fim de semana prolongado. Assim, temos:

  • a Sexta-Feira Santa, dia 7, como o próprio nome indica, a uma sexta-feira;
  • e a Páscoa no dia 9, como habitualmente, a um domingo.

Mas as oportunidades para fazer ponte em abril não ficam por aqui. Assim, no dia 25 tem o dia da Liberdade, a uma terça-feira.

jovem mulher sentada numa cadeira à beira mar, de chapéu branco na cabeça, espreguiça-se e aproveita as suas férias

Maio

O mês de maio inicia logo com um feriado – Dia do Trabalhador (dia 1). A boa noticia é que calha a uma segunda-feira. Isso mesmo! Pode fazer mais um fim de semana alargado com três dias de descanso.

Junho

No mês seis, temos o feriado do Corpo de Deus, dia 8. Ora também aqui tem oportunidade de fazer “ponte” pois calha a uma quinta-feira.

Mas nem tudo são boas notícias! Ainda há outro feriado, 10 de junho - Dia de Portugal, mas desta vez vai calhar a um sábado.

No entanto, se trabalha em Lisboa ou no Porto, anime-se que este é o mês dos Santos Populares. Assim, temos:

  • Na capital, dia 13 – o Santo António, que vai celebrar-se a uma terça-feira (aproveite os dias de festa na cidade lisboeta).
  • Na invicta, dia 24 - o São João, que será a um sábado (menos sorte para os “portuenses”). Ainda assim, não deixe de aproveitar estes dias sempre de muita folia!

Também em agosto, mês das férias, há feriado

Regresso de férias: Como reequilibrar as contas?
Ler mais

Em pleno verão e altura de férias para grande parte dos portugueses, o mês de agosto traz-nos mais um feriado, o Dia da Assunção de Nossa Senhora, a 15 de agosto (calha a uma terça-feira) e pode fazer mais uma "ponte".

Outubro

O mês de outubro traz consigo o dia da Implantação da República, 5 de outubro. Este feriado assinala-se a uma quinta-feira e pode mais uma vez tirar mais uns dias de descanso extra, fazendo um fim de semana alargado.

Novembro

Com o fim do ano a chegar, este mês começa logo com um feriado, dia 1 - Dia de Todos os Santos, que será o único feriado em 2023 a uma quarta-feira.

Feriados em 2023: Dezembro o mês das festas

Finalmente, chegamos a dezembro e com ele vem a tão desejada época natalícia e da passagem de ano. Assim, neste último mês do ano, pode contar com três feriados. E a boa noticia é: em todos eles pode fazer um fim de semana prolongado. Assim temos:

  • O dia 1, Restauração da Independência, a uma sexta-feira;
  • O dia 8, Imaculada Conceição, igualmente a uma sexta-feira;
  • Por fim, o dia 25 - Natal, uma segunda-feira.

Leia ainda: Trabalhar aos fins de semana e feriados: conheça os seus direitos

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.