Conheça o calendário de feriados nacionais em 2023 e comece a planear as suas férias, ou os seus fins de semana prolongados. Consulte o calendário dos meses mais atrativos em feriados.

Feriados nacionais oficiais em 2023

A estes feriados podem juntar-se, conforme as situações, o Carnaval (a tolerância de ponto em 21 de fevereiro) e os Feriados Municipais em cada localidade.

Fins de semana prolongados e pontes no 1.º trimestre de 2023

Janeiro de 2023 vai continuar a ser aquele mês que "parece que nunca mais acaba". O dia de Ano Novo, 1 de janeiro, será um domingo.

Em fevereiro de 2023, para os que tiverem tolerância de ponto, há sempre o Carnaval (ou Entrudo), a 21 de fevereiro. O dia 20 (segunda-feira) é sempre uma ponte possível, aproveitando a volta à normalidade do calendário escolar (miúdos não têm aulas a 20 de fevereiro).

Em março de 2023, nada há a registar.

Fins de semana prolongados e pontes em abril e maio de 2023

Em abril, Sexta-feira Santa será no dia 7. Este será o primeiro fim de semana longo, possível em 2023: entre 7 e 9 de abril. 

Depois, uma "quebra" no trabalho no 25 de abril - Dia da Liberdade que, em 2023, é uma terça-feira, permitindo uma ponte com descanso de 4 dias, entre 22 e 25 de abril.

Logo a seguir, 1 de maio será numa segunda-feira, mais um fim de semana prolongado:

Fins de semana prolongados e pontes em junho de 2023

Junho costuma ser o mês "mais rico" em feriados e pontes. Um feriado religioso que, normalmente, cai em junho (o Corpo de Deus), o 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas), ao que se juntam feriados municipais em muitas localidades.

O Santo António, São João e São Pedro são, por ordem cronológica, os principais, comemorados em vários locais. O São João é o santo padroeiro celebrado em mais regiões em Portugal.

Assinalamos então, também, o Santo António, a 13 de junho, o São João a 24 e o São Pedro a 29:

O dia de Corpo de Deus, a 8 de junho e, para quem pode usufruir do feriado de São Pedro a 29, permitem 2 pontes e, assim, 2 fins de semana de 4 dias. 

Para quem tem feriado de Santo António (Lisboa, por exemplo), juntando o dia 8 e o dia 13, pode tirar umas mini-férias, entre 8 e 13 de junho, gastando apenas 2 dias de férias.

No que se refere ao São João e possíveis mini-férias nesta altura, 2023 não traz boas notícias, já que o feriado será num sábado. O melhor mesmo será aproveitar os festejos na sexta-feira e ficar por casa, a recuperar, no sábado.

Feriados e pontes em agosto de 2023

Agosto conta apenas com o feriado do dia 15, o dia da Assunção de Nossa Senhora. Em 2023 é uma terça-feira, permitindo uma ponte e um "fim de semana" de 4 dias, entre 12 e 15 de agosto:

 

Fins de semana prolongados e pontes no último trimestre de 2023

Outubro tem um feriado, o dia da Implantação da República a 5 que, em 2023, será numa quinta-feira, permitindo uma ponte no dia 6 e um fim de semana longo entre 5 e 8 de outubro.

Depois, 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, será numa 4.ª feira, a quebra que sabe bem a meio da semana.

Por fimo mês de dezembro. Os dias 1 (Restauração da Independência) e 8 (Dia da Imaculada Conceição) serão duas sextas-feiras, dois fins de semana prolongados

O dia de Natal, em 2023, será numa segunda-feira:

Se tem filhos em idade escolar, compatibilize as suas férias com o Calendário escolar 2022/2023.