Conheça ao pormenor o calendário de feriados em 2022. Planeie as suas férias, as suas pontes e os seus fins de semana prolongados, de forma a rentabilizar ao máximo os feriados do próximo ano. Consulte o calendário dos meses mais atrativos em feriados.

Feriados nacionais oficiais em 2022

Este é o calendário global de feriados obrigatórios em 2022:

Dia do anoDia da semanaFeriado 
1 de janeirosábadoDia de Ano Novo
15 de abrilsexta-feiraSexta-feira Santa
17 de abrildomingoPáscoa
25 de abrilsegunda-feiraDia da Liberdade
1 de maiodomingoDia do Trabalhador
10 de junhosexta-feiraDia de Portugal
16 de junhoquinta-feiraCorpo de Deus
15 de agostosegunda-feiraAssunção de N.ª Senhora
5 de outubroquarta-feiraImplantação da República
1 de novembroterça-feiraDia de Todos os Santos
1 de dezembroquinta-feiraRestauração da Independência
8 de dezembroquinta-feiraDia da Imaculada Conceição
25 de dezembrodomingoNatal

A estes feriados pode juntar-se, conforme as situações, o Carnaval e os Feriados Municipais.

Fins de semana prolongados e pontes em 2022

Em 2022, não há feriados nem pontes nos meses de janeiro (Ano Novo é um sábado), fevereiro e maio (1 de maio é um domingo e 13 de maio não é feriado). Julho e setembro são, como sempre, meses sem feriados.

Mas nem tudo está perdido. Há várias pontes e fins de semana prolongados ao longo dos restantes meses do ano.

março e abril de 2022

Em 2022, o Carnaval é a 1 de março, como sempre uma terça-feira, mas não é um feriado oficial, apenas facultativo. Poder ou não gozá-lo depende das empresas, no setor privado, e do Governo, para os funcionários do setor público (terá que haver concessão de tolerância de ponto nesse dia).

Se puder gozá-lo, terá aqui uma ponte possível no dia 28 de fevereiro, com direito a 4 dias consecutivos de descanso (ou folia) de 26 de fevereiro (sábado) a 1 de março (terça).

Em abril, terá dois fins de semana de 3 dias, o da Sexta-feira Santa, entre 15 e 17 de abril, e o do 25 de abril, entre os dias 23 e 25:

junho e agosto de 2022

À entrada do verão, junho é, como sempre, o mês das pontes e fins de semana prolongados, já que se acumulam feriados municipais e feriados nacionais obrigatórios. Em 2022 não será exceção:

Os feriados municipais estão associados às datas comemorativas de cada cidade, sendo muito comum terem a ver com os santos padroeiros. Em Lisboa e no Porto, correspondem aos dias de Santo António e de S. João celebrados, respetivamente, a 13 de junho (em 2022, uma segunda-feira) e a 24 de junho (em 2022, uma sexta-feira).

Se vive na região de Lisboa ou do Porto, ou numa cidade que também festeja um destes santos terá, em qualquer dos casos, dois fins de semana prolongados. 

No caso do Santo António, terá um fim de semana de 4 dias, de 10 a 13 de junho, já que lhe junta o dia 10 de junho, uma sexta-feira. Se goza o S. João, então terá um fim de semana de 3 dias, entre 24 e 26 de junho.

Mas não ficamos por aqui. Terá ainda o feriado do Corpo de Deus, quinta-feira dia 16, que permitirá a ponte no dia 17 e 4 dias de férias, ou puro descanso, entre os dias 16 e 19 de junho.

Em julho não há feriados, mas em agosto pode contar com o feriado da Assunção da Nossa Senhora no dia 15, uma segunda-feira, permitindo-lhe um fim de semana alargado entre os dias 13 e 15.

outubro, novembro e dezembro de 2022

Chegados ao outono e ao inverno, terá o feriado de 5 de outubro, uma quarta-feira e mais uma ponte em novembro, com o Dia de Todos os Santos. Poderá aproveitar este feriado e fazer uma ponte a 31 de outubro, usufruindo de 4 dias de férias entre 29 de outubro e 1 de novembro.

Por fim, o mês de dezembro. O Natal será integralmente no fim de semana,

Ainda assim, este mês não está perdido já que pode usufruir de 2 dias de descanso à quinta-feira, nos dias 1 e 8 de dezembro. Melhor ainda se aproveitar as pontes e fazer uma pausa de 4 dias. A primeira permite o descanso entre 1 e 4 de dezembro e, a segunda, entre 8 e 11 de dezembro:

Se tem filhos em idade escolar, compatibilize, desde já, as suas férias com o Calendário escolar 2021/2022.