Brainstorming online: 5 sites para encontrar as melhores ideias

Fazer um brainstorming online é uma solução eficaz quando não estão reunidas condições para se fazer uma sessão de brainstorming fisicamente ou quando não se tem com quem trocar ideias.

Pode sempre recorrer à ajuda de pessoas de todo o mundo pela internet, para encontrar ideias diferentes e inovadoras, ou então usar o meio virtual para fazer a sessão de brainstorming online com as pessoas que deseja mas que se encontram separadas geograficamente. Também pode utilizar estes sites para anotar ideais somente para si.

1. Mindmeister

O site Mindmeister é usado por mais de 6 milhões de pessoas. Encontra-se na nuvem, não sendo necessário baixar ou instalar algo. Pode ser utilizado no Windows, Mac OS ou Linux, diretamente no navegador web. O site está em português e é gratuito.

2017-02-02_cke.jpg

2. Stormboard

Pelo nome do site já se adivinha o seu funcionamento. No Stormboard poderá criar autênticas tempestades de ideias, trocando ideias em tempo real num quadro de notas em branco, para depois decidir agir sobre as melhores sugestões.

Demora um minuto a aprender e cinco minutos para dominar este site. Funciona gratuitamente no navegador da internet de qualquer portátil, tablet ou smartphone.

3. GroupMap

O GroupMap permite que cada pessoa grave as suas ideias individualmente e que só depois as partilhe ao grupo em tempo real, garantindo que nenhum contributo fique silenciado ou menosprezado. O site tem uma experimentação gratuita e funciona em quatro fases:

  1. selecionar um template / mapa de ideias
  2. convidar uma equipa
  3. guardar respostas
  4. ver e discutir resultados

4. Bubbl.us

O Bubbl.us é um site para pessoas criativas que adoram trocar e guardar ideias de forma visual. O site permite criar “mapas mentais” onde se representam visualmente ideias e conceitos, explorando diferentes cenários e visões pessoais.

O site é gratuito até três mapas mentais. Funciona no browser, sem necessidade de instalações ou downloads.

5. RealtimeBoard

Mais de 900.000 líderes de projetos e empreendedores recorrem ao RealtimeBoard para discutir ideias e encontrar soluções. Funciona na nuvem e pode ser acedido diretamente no navegador da internet. Pode colocar fotos, vídeos e escrever ideias num quadro branco.

O site é gratuito para uma equipa máxima de três pessoas.