Bolsa de estudo para mestrado: tudo sobre a candidatura

A bolsa de estudo para mestrado está disponível a alunos do ensino superior em Portugal que terminam a sua licenciatura e que desejam dar continuação ao seu trajeto académico através da realização de um mestrado.

Como fazer a candidatura a bolsa de estudo de mestrado

A candidatura a bolsa de estudo de mestrado da DGES (Direção-Geral do Ensino Superior) é realizada integralmente por via eletrónica, através do portal da DGES.

O aluno deve:

  • usar as credenciais pessoais ou pedir nova senha de acesso;
  • reunir os documentos pedidos;
  • preencher o formulário de candidatura.

Prazo de candidatura a bolsa estudo de mestrado

A candidatura a bolsa de estudo de mestrado deve ser realizada entre 25 de junho e 30 de setembro.

Sempre que a matrícula na universidade ocorre após 30 de setembro, o aluno tem 20 dias úteis para fazer a sua candidatura.

Note-se que a candidatura pode ser submetida entre 1 de outubro e 31 de maio, mas neste caso o valor da bolsa de estudo será proporcional ao valor calculado para um ano, tendo em conta o período entre o mês posterior ao da submissão do requerimento e o final do período letivo ou do estágio.

Valor da bolsa de estudo de mestrado

Segundo o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, a bolsa base anual a atribuir a um estudante em regime de tempo integral inscrito em curso de mestrado é o resultado do cálculo da seguinte fórmula:

(11 × IAS + PE) - C

  • o IAS é o valor do indexante dos apoios sociais em vigor no início do ano letivo;
  • o PE é o valor da propina efetivamente paga pelo estudante, até ao valor da propina máxima em vigor, nos termos legais, nesse ano letivo, para o 1.º ciclo de estudos do ensino superior público;
  • o C é o valor do rendimento per capita do agregado familiar do estudante.

Simulador de bolsa de estudo de mestrado

O aluno pode simular a atribuição da bolsa de estudo de mestrado online. Na página da DGES encontra-se um simulador de bolsa de estudo, com referência à situação de mestrado.

Mais informações podem ser obtidas nos serviços de ação social da instituição de ensino superior do aluno.