Para causar uma boa impressão na entrevista de emprego deve ser simpático e bem-educado com toda a gente com quem se cruza.

Para além de uma pessoa competente, uma empresa procura uma pessoa agradável, com a qual seja possível conviver diariamente.

1. Vestir-se à altura do acontecimento

As boas maneiras começam logo em casa com a seleção de uma roupa adequada ao cargo e à imagem da empresa.

Em caso de dúvida veja o que vestir para uma entrevista de emprego.

2. Chegar mais cedo (mas não em demasia)

Por esta altura já deve saber que se aconselha a chegar mais cedo a uma entrevista. O que não deve saber é que chegar demasiado cedo pesa na verdade contra o candidato.

Um entrevistador marca uma hora específica para atender um candidato e não quer ser obrigado a parar o que está a fazer para receber o candidato que não seguiu as instruções que recebeu.

Pode chegar cinco a dez minutos antes, mas não mais do que isso.

3. Desligar o telemóvel

Assim que chega às instalações da empresa deve desligar o telemóvel para não interromper a entrevista e desrespeitar os entrevistadores. Como um telemóvel em silêncio pode vibrar, piscar e distrair, recomenda-se desligar o mesmo, dando-se atenção total à entrevista.

4. Cumprimentar toda a gente

Seja bem-educado e considere por igual toda a gente com quem se cruza: desde a pessoa que telefona a marcar entrevista ao porteiro da empresa, desde a rececionista ao entrevistador. Todos podem ter algo a dizer sobre si a quem é responsável pela seleção.

5. Responder e olhar para toda a gente por igual

Numa nota semelhante, em entrevistas com mais do que um entrevistador deve manter o contacto visual com todos os entrevistadores e tratar todos por igual. Apesar dos diferentes cargos e poderes que apresentam, todos eles estão ali por uma razão: a avaliação do candidato.

6. Sorrir

Para além de dar um aperto de mão firme a quem está a conhecer na empresa, pode e deve sorrir às pessoas que encontra. É um simples gesto que cria familiaridade e empatia, podendo ser um ato distintivo na hora da seleção.

7. Seguir as pistas do entrevistador

O entrevistador passa pistas durante a entrevista, pistas diretas como dizer o tempo que tem em mãos para a entrevista e pistas indiretas como a linguagem corporal denotar aborrecimento. Cabe ao candidato ler essas pistas e adaptar as suas respostas consoante as necessidades.

Fique atento aos sinais de que a entrevista não está a correr bem.

8. Dizer obrigado

Logo no final da entrevista o candidato bem-educado agradece a oportunidade concedida e o tempo dispensado com ele.

Também é possível agradecer ao entrevistador por escrito, posteriormente.

9. Não insistir no contacto

Telefonar constantemente para o recrutador e procurar respostas junto de pessoas que não as têm pode danificar uma candidatura.

Para não irritar um recrutador deve evitar contactar o mesmo muitas vezes. Se este estiver realmente interessado em si ele vai entrar em contacto mais cedo ou mais tarde. Seja paciente.