Black Friday: os 5 conselhos da Direção-Geral do Consumidor

Os descontos e promoções parecem sempre boas oportunidades de compra, mas nem sempre é assim. Esta Black Friday, a Direção-Geral do Consumidor alerta os consumidores para a possibilidade de realizarem negócios fraudulentos ou pouco vantajosos. Se detetar publicidade agressiva e enganosa reporte a situação à Direcão-Geral do Consumidor.

Conselhos da Direção-Geral do Consumidor

Leia atentamente os 5 conselhos da Direção-Geral do Consumidor para a Black Friday, mas não deixe de ver também o artigo:

1. Verifique os preços antecipadamente

Verifique antecipadamente os preços na loja e na internet, pelo menos 2 semanas antes da Black Friday. Assim, poderá verificar se nos preços da Black Friday estão a ser praticados descontos reais.

2. Utilize comparadores de preços

Para a pesquisa de preços dos produtos, utilize um comparador de preços/artigos, existem vários disponíveis na internet. Para saber quais os melhores sites para comparar preços consulte o artigo:

3. Compare preço e desconto

Avalie a relação entre o preço e o desconto praticado. Lembre-se de que nem todos os descontos anunciados na Black Friday são realmente vantajosos. Para confirmar se o preço vale a pena utilize o comparador de preços da Deco. Ao pesquisar a loja e o produto a Deco informa-o se é um bom preço, face ao histórico da loja.

4. Evite as filas e compre online

Para evitar filas de espera, pode comprar na internet, porque muitas das ofertas da loja também estão disponíveis online. Aliás, na segunda-feira a seguir à Black Friday é a Cyber Monday, na segunda-feira dia 2 de novembro, com promoções direcionadas às compras online.

5. Trocas e devoluções

Verifique as politicas de trocas ou devoluções de cada loja. Regra geral, as lojas não são obrigadas a fazer trocas e devoluções (saiba mais aqui), razão pela qual deve informar-se previamente à compra. Alguns estabelecimentos permitem fazer trocas até depois do Natal, acautelando a possibilidade de o artigo ser para oferta. 

conselhos black friday