6 Benefícios maravilhosos de ler antes de dormir

Procura uma boa razão para ler um livro antes de dormir? Então saiba que ler antes de dormir diminui o stress em 68%. Este é um dos interessantes benefícios de ler antes de dormir. Conheça mais.

1. Baixa o stress

Um estudo da Universidade de Sussex revelou que pegar num livro antes de dormir e ler por apenas 6 minutos ajuda a limpar a mente das preocupações da realidade em 68%, sendo mais relaxante do que o chá ou a música. Sugestão: para maior redução de stress, faça um programa com esta tripla – música serena, chá calmante e um livro a seu gosto.  

2. Ajuda a ganhar sono

Como ajuda a mente a relaxar, ler antes de dormir apresenta outro benefício: combater a insónia. O recomendado é ler um livro que o absorva, mas se ler um livro menos bom, até pode ser que ganhe sono mais cedo.

Evite as luzes dos ecrãs do computador, da televisão e do tablet antes de dormir, já que estas o deixam mais desperto. A melatonina é libertada quando o quarto está mais escuro. Prefira a companhia da luz de cabeceira e do cheiro das folhas dos livros.

Se descansar o suficiente deixa de sofrer com as consequências de dormir pouco no trabalho.

3. Ajuda a falar melhor

Estudar à noite, onde há mais calma e atenção, ajuda à fixação da matéria. Ler à noite ajuda da mesma forma à retenção do vocabulário, podendo a pessoa tornar-se num melhor orador.

4. Permite pensar melhor

Ler antes de dormir não é só importante para quem quer falar melhor em público. Também é essencial para quem quer conhecer diferentes pontos de vista, pensar melhor e tomar decisões mais ponderadas.

5. Aumenta a cultura geral

Talvez não tenha aprendido nada de relevante durante todas as horas de trabalho repetitivo ou nos momentos de distração do dia no Facebook. Mas se tiver lido alguns minutos antes de dormir talvez tenha conhecido melhor um local, uma época, uma pessoa, uma certa realidade ou uma pequena curiosidade.

6. Melhora a memória

Alguns estudos indicam que quem lê frequentemente apresenta uma memória mais apurada e melhores habilidades mentais em todas as fases da vida. Os testes concluíram que quem lê sistematicamente apresenta um declínio cognitivo mais lento.

Como vê, não faltam boas razões para tirar um livro da estante e ler um pouco antes de dormir.

Procura sugestões de leitura? Fique com exemplos de livros para ler nas férias.