10 Sinais de que você é bem-sucedido no trabalho mesmo que não o sinta

O sucesso no trabalho não é medido pelo tamanho do ordenado. O que não faltam são maus administradores a ganharem balúrdios. Por mais que sinta que o seu trabalho está a passar despercebido, você é bem-sucedido naquilo que faz, mesmo que não se aperceba disso. Os seguintes sinais são prova disso.

1. Não receber queixas

Lembra-se da última vez que recebeu uma queixa com fundamento? Quem faz um bom trabalho não costuma receber queixas. Cliente ou patrão feliz é aquele que não se queixa.

2. Merecer elogios

Na sociedade atual, onde tudo é feito a mil à hora, parar para dar um elogio é uma coisa rara. Se receber elogios pelo seu trabalho então dá de caras com um sinal claro de ser bem-sucedido no trabalho.

3. Queixar-se pouco

Toda a gente se queixa do trabalho, uns mais do que outros. Se você faz parte dos que se queixam pouco, parabéns! Você integra o grupo dos mais felizes no trabalho.

4. Acordar com vontade de trabalhar

Sejamos francos: todos temos um pouco de preguiça que seja em acordar para trabalhar. Mas muitas pessoas detestam o que fazem. Se você acorda com vontade de trabalhar e de fazer algo de útil, então você gosta do que faz.

Ser bem-sucedido no trabalho equivale a encarar o trabalho com positivismo e com gosto.

5. Fazer amigos no trabalho

O sucesso pode ser medido pela capacidade de criar empatia no local de trabalho. Se já criou laços de amizade no trabalho, seja com colegas de trabalho, chefes, fornecedores ou clientes, pode então ficar descansado, pois você já é bem-sucedido no emprego.

6. Ser autêntico

Todos temos as nossas características próprias que nos tornam especiais. Quem não sufoca as suas especificidades no trabalho e consegue ser a pessoa que realmente é, é de facto uma pessoa bem-sucedida.

7. A sua opinião conta

Você é respeitado no trabalho? Os colegas ou chefes perguntam a sua opinião? Consultam-no para fazer algo? Seguem as suas sugestões? Isto indica que você é encarado como um trabalhador experiente e especialista numa dada matéria.

8. Ficar feliz pelo sucesso dos outros

Uma prova de ser bem-sucedido é saber reagir às conquistas dos outros. Quando uma pessoa fica verdadeiramente feliz pelo sucesso dos outros, sem pingos de inveja, é porque ela própria já é bem-sucedida.

9. Já não tem nada a provar

Quem está feliz com o seu trabalho acha que já não tem nada a provar aos outros. Esta pessoa não se preocupa com o que os outros pensam e pede ajuda sem receios quando precisa. Ela já atingiu um patamar elevado de satisfação (sucesso) no trabalho.

10. Receber pedidos de ajuda

Por outro lado, se recorrem a si para resolver determinadas situações, é porque o reconhecem como um trabalhador competente, capaz de resolver problemas. Você é um modelo a seguir.

Conheça também os sinais de que você será sempre bem-sucedido naquilo que faz.