O significado do termo "balanço" prende-se com uma demonstração financeira da empresa num determinado momento. É o balanço que permite descobrir o património de uma empresa. Existem diferentes tipos de balanço.

Balanço financeiro

O balanço financeiro mostra os ativos e os passivos da empresa. A diferença entre estes dois corresponde ao valor da empresa.

Os ativos (o que a empresa tem) podem ser equipamentos, instalações, automóveis, por exemplo, enquanto os passivos (o que a empresa deve) as dívidas a credores. Se uma empresa tem 500 mil euros de ativos e 200 mil euros de passivos, ela tem um balanço positivo, com 300 mil euros de valor líquido.

Ao ativo e ao passivo pode-se juntar o capital próprio. Este divide-se em componentes como o capital dos sócios e acionistas adicionado aos lucros. Esta relação é protagonizada no balanço da seguinte forma:

Ativo = Passivo + Capital Próprio

Para um balanço estar certo, é preciso que o valor do Ativo seja igual ao Capital Próprio mais o Passivo.

Saiba mais sobre o capital próprio e o capital alheio.

Balanço patrimonial

O balanço pode ser comparado a uma fotografia que regista o estado da empresa num dado momento. Quando se faz um balanço anual ao património da empresa (a 31 de dezembro), estamos perante um balanço patrimonial.

É através do balanço que se consegue avaliar a saúde financeira de uma empresa.