Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégico, que traduz a visão e estratégia de uma organização num conjunto de objetivos interligados, medidos através de indicadores associados aos fatores críticos.
Vantagens
Os benefícios decorrentes da implementação do Balanced Scorecard na empresa/organização são:
- Apresentação da estratégia em objetivos e ações concretas;
- Promove a ligação dos indicadores chave com os objetivos estratégicos a todos os níveis organizacionais;
- Proporciona à gestão uma visão sistematizada do desempenho operacional;
- Constitui um processo de avaliação e atualização da estratégia;
- Facilita a comunicação dos objetivos estratégicos, focalizando os colaboradores na sua consecução;
- Permite desenvolver uma cultura de aprendizagem e melhoria contínua;
- Suporta a atribuição de incentivos em função do desempenho individual e da contribuição para os resultados do negócio.
Como aplicar
Para implementar o Balanced Scorecard é fundamental:
- Clarificar e transmitir a visão e estratégia da empresa - os factores críticos no BSC são os determinantes para se atingir determinadas performances aos olhos do mercado e dos acionistas. Definir estes fatores conduz à definição e implementação de novos processos internos com investimentos significativos na melhoria da qualificação das pessoas, nos sistemas de informação e tecnologia e no desenvolvimento de sistemas organizacionais adequados. Estes incrementos possibilitam ganhos de eficiência, níveis mais elevados de inovação, diminuição no tempo de resposta e melhorias nos processos internos de gestão.
- Comunicar e interligar objetivos e indicadores estratégicos - o comprometimento dos colaboradores com a organização só existe quando as metas que visam obter se encontram alinhadas com os objetivos e expetativas dos gestores.
- Planear, estabelecer objetivos e alinhar iniciativas estratégicas - os gestores devem identificar metas desafiantes para os seus clientes, definir processos internos, planear a performance financeira e o crescimento. A definição de objetivos conduz à mensuração dos mesmos, comprometendo os colaboradores na redução do tempo de execução das tarefas, na introdução consolidada de produtos no mercado e no aumento da sua capacitação e competências.
- Promover feedback estratégico e aprendizagem - permite analisar continuamente a organização, analisando quatro questões essenciais:
- Perspetiva financeira – Que imagem têm os acionistas da empresa?
- Perspetiva de clientes – Como é que os clientes nos vêem?
- Perspetiva de processos internos – Como podemos ser excelentes?
- Perspetiva de aprendizagem e crescimento – Como podemos melhorar e criar valor?
O conceito de Balanced Scorecard foi apresentado pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.