Abra a sua página do LinkedIn. Está na hora de aumentar a rede de contactos nesta rede social de cariz profissional.

Mentalize-se que aumentar os contactos do LinkedIn é uma forma de melhorar a imagem profissional online perante os recrutadores.

1. Melhorar o perfil

Em primeiro lugar, é necessário melhorar o perfil do LinkedIn para as pessoas saberem quem você é e para conseguir ganhar maior visibilidade nesta rede.

Completar o perfil do LinkedIn dá algum trabalho, mas aumenta as chances de sucesso neste site, permitindo até que sejam as outras pessoas a encontrá-lo.

2. Publicar conteúdos interessantes

Outra forma de ser encontrado em vez de procurar, é publicar conteúdos com interesse.

3. Partilhar o perfil

Pode colocar o seu perfil na assinatura dos seus e-mails ou nos seus cartões pessoais, por exemplo. Pode personalizar o link do seu perfil em “Editar perfil” (em “Perfil”) para conferir mais brio ao seu perfil.

4. Ver sugestões

O próprio LinkedIn sugere-lhe contactos. Uma vez no LinkedIn, vá a “Minha rede” seguido de “Pessoas que talvez você conheça”. Tente conectar-se aos velhos colegas de escola ou de trabalho, entre outros.

5. Ligar-se a Alumni

Ainda em “Minha rede” encontra a opção “Encontrar ex-alunos” que lhe dá informação sobre alunos das mesmas instituições de ensino que você frequentou, podendo encontrar contactos há muito perdidos.

6. Encontrar contactos

Em “Minha rede” pode clicar em “Localizar contactos” e pesquisar contactos por intermédio das caixas de e-mail pessoais. Uma vez encontrados, é só enviar os convites (que até pode personalizar).

7. Fazer parte de grupos

Faça parte de grupos no LinkedIn. Partilhe informação relevante e entre em discussões para melhorar a reputação nesta plataforma.

Além de ganhar contactos interessa não perder contactos. Desligue as notificações automáticas para não chatear os contactos que tem sempre que faz uma alteração ao seu perfil.

Veja o que não deve fazer no LinkedIn.