8 Frases mágicas para aumentar a confiança dos outros em si

Palavra de honra. Juro-te pela minha morte. Estas duas frases já não têm o peso que tinham no passado. Se deseja aumentar a confiança dos outros em si tem de dizer frases mais originais, assim como ter atitudes que sustentam essas mesmas palavras.

1. Como posso ajudar?

Existe melhor forma de estabelecer uma relação de confiança com alguém do que ajudar essa pessoa quando ela precisa desesperadamente de uma ajuda? Certifique-se apenas que a sua ajuda é bem prestada para gozar das vantagens deste ato.

2. Podes-me ajudar?

Da mesma forma, ao pedir ajuda aos outros está a confiar no trabalho destes. Como a confiança gera confiança, só tem a ganhar em pedir ajuda.

3. A culpa foi minha

Ao baixar as defesas e assumir as suas responsabilidades está a mostrar integridade, honestidade e imperfeição. Normalmente temos tendência a confiar e a nos relacionarmos mais com pessoas imperfeitas do que com pessoas que parecem demasiado perfeitas (para serem reais).

4. Sem ti não conseguiria

Esta frase envia uma mensagem instantânea ao seu recetor, de agradecimento e de consideração. Sempre que alguém merecer louvores, não seja tímido no reconhecimento do seu trabalho.

patrao-e-empregada-5714cdb203252-599x400

5. Qual é a tua opinião?

Também pode colocar o seu ouvinte num pedestal ao mostrar interesse no que ele tem a dizer sobre algo. Futuramente será a vez dele de recorrer à sua visão e experiência.

Um estudo da Universidade de Harvard concluiu até que quem pede conselhos é visto como sendo mais competente do que quem não pede.

6. Sou todo ouvidos

Mantenha uma postura aberta, de recetividade, com todas as pessoas no trabalho. Demonstre que está a ouvir o próximo, quer por palavras, quer por gestos. Valorize as ideias e as sugestões que recebe para estabelecer uma ponte colaborativa.

Aprenda com o exemplo dos grandes ouvintes.

7. Acredito no teu trabalho

Consegue aproximar-se dos outros ao depositar abertamente a sua confiança neles, em vez de fazer tudo sozinho. Procure formas de valorizar e de confiar nos outros no trabalho, para eles fazerem o mesmo consigo. Como a confiança é uma prenda, uma vez dada, ela será devolvida no futuro.

8. Fico-te imensamente agradecido

Um obrigado é uma palavra simples que pode mover montanhas. Demonstrar gratidão é uma forma natural de estabelecer uma ligação com uma pessoa.

Não se limite a agradecer por palavras. Faça-o também por gestos. Saiba como agradecer a um colega de trabalho.